Com exibição gratuita, filme “Negros Laços” estreia na próxima quarta-feira no Centro de Convenções da UFSM

Com exibição gratuita, filme “Negros Laços” estreia na próxima quarta-feira no Centro de Convenções da UFSM

Foto: Marcos Oliveira

O lançamento oficial do filme Negros Laços ocorrerá na próxima quarta-feira (19), às 19h, no Centro de Conveções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A obra retrata a história de três famílias negras de Santa Maria que viveram entre a escravidão e a liberdade. O evento contará com a presença de descendentes das famílias retratadas na obra. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pela plataforma Sympla.

  + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Baseado na tese de doutorado em História de Franciele Rocha de Oliveira — “Negros Laços: trajetórias coletivas das famílias dos nascidos de ventre livre no pós-abolição (Santa Maria/RS, 1871-1941)”, o filme, que misturando narrativa ficcional, entrevistas com descendentes e reflexões de historiadores, se encontra dividido em três atos para contar as histórias de Anna Assis de Oliveira, José Francisco do Nascimento e Inocência Maria Joaquina, e Mathilde dos Santos.

As gravações para o filme ocorreram entre abril e junho deste ano. Com direção e produção de Theodor Gonçalves e roteiro e produção de Franciele Rocha de Oliveira, o projeto conta com uma equipe composta por 23 profissionais das mais diversas áreas. 

Novas exibições

Após o lançamento, a equipe deve levar a obra às comunidades quilombolas e às escolas públicas, universidades e institutos federais como material didático sobre memória e ancestralidade negra no Rio Grande do Sul, e, futuramente,para todo o país. O filme deve ser exibido no Novembro Negro do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Câmpus Garopaba, no dia 24 de novembro e no Instituto Federal Catarinense - IFC Câmpus Santa Rosa do Sul no dia 4 de dezembro.

“Negros Laços” é uma realização financiada pela Política Nacional Aldir Blanc, edital nº 002/2024 – Artes e Economia Criativa da Secretaria de Município de Cultura de Santa Maria/RS, com recursos do Ministério da Educação através da Universidade Federal de Santa Maria - Projeto de Extensão nº 064485.

Programe-se!

Estreia do Filme “Negros Laços”

  • Quando – Quarta-feira (19), às 19h
  • Onde – Centro de Convenções da UFSM (Avenida Roraima, 1000, prédio 62 A, Bairro Camobi)
  • Ingressos – Gratuito na Plataforma Sympla 

Programação:

  • 19h – Abertura do evento
  • 19h15min – Apresentação musical 
  • 19h20min – Falas de autoridades convidadas (Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Gabinete do Deputado Paulo Pimenta, Reitoria UFSM, Secretaria de Município de Cultura, MNU SM, dentre outras)
  • 19h40min – Fala do Diretor, Produtor Cultural e da Roteirista
  • 20h – Exibição do Filme
  • 20h45min – Encerramento
  • 20h50min – Coquetel

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria recebe dois shows de stand-up no Theatro Treze de Maio Anterior

Santa Maria recebe dois shows de stand-up no Theatro Treze de Maio

Vila Brasil: mais antiga escola de samba de Santa Maria celebra 66 anos Próximo

Vila Brasil: mais antiga escola de samba de Santa Maria celebra 66 anos

Cultura