Ballet Ivone Freire e convidados apresentam "Bodas de Aurora" no Centro de Convenções da UFSM

Bailarinos estão ensaiando desde março. Integrantes do projeto Dançando para Educar também participarão do espetáculo de balé clássicoFoto: Divulgação


Mais de 50 bailarinos da Escola de Ballet Ivone Freire e convidados estrelam uma montagem inédita no interior do Estado. O espetáculo Bodas de Aurora será apresentado no dia 14 de setembro, às 20h, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O enredo traz a possibilidade de ir além do “felizes para sempre” do conto de fadas.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


As Bodas de Aurora correspondem ao Ato III de A Bela Adormecida, com composições de Piotr Ilitch Tchaikovski e coreografias de Marius Petipa, adaptadas para o espetáculo pela professora e coreógrafa Bia Isaia, baseadas nos contos de fadas de Charles Perrault. Esse balé foi criado entre os anos de 1888 e 1889 e já foi reproduzido por companhias do mundo inteiro, sendo visto como o auge da dança clássica.

– Dos três balés, é o meu preferido. Estamos muito contentes por estar levando este espetáculo ao público. Está tudo muito bonito – antecipa Bia, que já dirigiu montagens dos outros dois balés de Tchaikovski: O Quebra-Nozes e O Lago dos Cisnes.

Protagonizando a apresentação, o Ballet Ivone Freire, tradicional escola de Santa Maria, levará ao palco mais de 50 bailarinos. A preparação para o espetáculo teve início em março de 2023 e contará com um bailarino convidado: Leonardo Maia (Estúdio de Dança Ângela Ferreira), integrante da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre desde 2017 e indicado a melhor bailarino no Prêmio Açorianos de Dança em 2019.

Essa produção também conta com a participação dos bailarinos do Projeto Dançando para Educar: Ana Júlia Nunes, Alice Duarte, Davi Terribile, Júlia Bolzan, Laryssa Andrade, Márcio Velho, Maísa Drescher. O projeto, que em 2023 conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM), tem mais de 14 anos de trabalho social, visando a formação de bailarinos na dança clássica.

O elenco também é composto por 17 protagonistas e um amplo corpo de baile que tornarão o espetáculo ainda mais encantador. A direção artística e geral das Bodas de Aurora é da professora e coreógrafa Bia Isaia.


AS BODAS

A Bela Adormecida é um dos contos mais conhecidos de todos os tempos, mas a história sempre acaba quando a grande festa de casamento vai começar. Agora, finalmente, chegou o dia de participar deste casamento real tão esperado.

O castelo está lindo! O Rei e a Rainha, pais de Aurora, chegam ao grande salão onde acontecerá a cerimônia. Logo em seguida, os convidados e as princesas amigas de Aurora também, todos muito elegantes e graciosos. Os próximos a chegarem para a festa são os seres mágicos: o Pássaro Azul e a Princesa Florine, os Gatos, o Lobo Mau e a Chapeuzinho Vermelho. E não poderiam faltar as Fadas Mágicas (madrinhas de Aurora): Verde (Pureza), Amarela (Fartura), Rosa (Encanto), Vermelha (Felicidade) e Lilás (Sabedoria).

Por fim, os noivos Aurora e o Príncipe Encantado chegam ao salão iniciando essa grande festa do balé clássico. Cada convidado dança a sua coreografia com felicidade e encanto expressando, por meio dos passos de balé, as histórias mágicas dos contos de fadas em um sublime espetáculo de arte e imaginação.


Agende-se

  • O quê – Espetáculo Bodas de Aurora 
  • Quando – 14 de setembro, às 20h
  • Onde – Centro de Convenções da UFSM, em Camobi
  • Quanto – R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada)
  • Ingressos – Na plataforma Sympla ou na secretaria da escola (Rua Barão do Triunfo, 1.371)
  • Informações – Pelo WhatsApp (55) 9 81356655

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Chuva e solidariedade marcam a distribuição da centelha da Chama Crioula na abertura da Semana Farroupilha de Santa Maria Anterior

Chuva e solidariedade marcam a distribuição da centelha da Chama Crioula na abertura da Semana Farroupilha de Santa Maria

Centro de Artes e Letras da UFSM completa 60 anos com programação no campus Próximo

Centro de Artes e Letras da UFSM completa 60 anos com programação no campus

Cultura