Foto: Vinicius Becker
Santa Maria começou a contagem regressiva para um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural da cidade. Nesta quarta-feira (15), a Estação Sicredi recebeu o lançamento oficial da 53ª Feira do Livro, que acontece de 7 a 22 de agosto e chega em 2026 com homenagem aos 120 anos de nascimento de Mário Quintana, o "poeta das coisas simples".
Na cerimônia, o prefeito Rodrigo Decimo falou sobre as expectativas para a Feira deste ano. Uma das novidades, é a integração parcial do evento com a Casa de Cultura, importante centro cultural de Santa Maria, que oferece espaços para eventos artísticos, educacionais e comunitários. O prédio, que foi originalmente sede do Fórum e é um bem tombado desde 2009, foi interditado em 2015 pela Defesa Civil devido a rachaduras na estrutura. A previsão de entrega total da obra é para o segundo semestre deste ano.
– Nós estamos com o nosso tradicional evento na Praça Saldanha Marinho, que eu sempre digo que é o coração da cidade, que é coração do Rio Grande. E, neste ano, nós vamos ter a possibilidade de integrar na Feira do Livro a nossa Casa de Cultura. A obra não vai estar totalmente pronta, mas já vamos poder usar alguns cômodos para se integrar a esse grande festival – contou.
Segundo o prefeito, o público poderá circular livremente pelo térreo do espaço revitalizado, que vai reunir gastronomia e atividades literárias durante o período da Feira.
– O térreo da Casa de Cultura, pelo menos, já vai estar disponível para que nós possamos ter algumas ações. A gente não vai inaugurar ainda, mas como nós temos uma movimentação tão grande nesses 16 dias de Feira do Livro, a gente já vai usar parte daquele espaço, juntamente com o Theatro e tantas outras áreas espalhadas pela nossa cidade, que a gente chama de “a feira fora da feira". E a Casa de Cultura vai ser uma delas – explicou.

Outro destaque do evento foi a apresentação da nova identidade visual da 53ª Feira do Livro, que foi desenvolvida pela estudante de Design da UFN Betina Menine Toniazzo, sob orientação do professor Roberto Gerhardt. A arte traz uma ilustração do poeta Mário Quintana e faz homenagem a suas obras, com evidência ao “Poeminha do Contra”, com a conhecida frase “Eles passarão, Eu passarinho.”

A Secretária de Cultura do município, Rose Carneiro, também apresentou a programação prévia da Feira, que inclui a 2° edição da Maratona de Leitura, a 7ª edição do Espaço Educar e Empreender. A edição também vai contar com mais de 30 expositores de livrarias de Santa Maria.
Além da programação na Praça, o Theatro Treze de Maio também receberá atrações da Feira, ampliando os espaços dedicados à literatura, à cultura e aos encontros que marcam este tradicional evento. O patrono desta edição é Daniel Figueira Tonetto e a homenageada é Ruth Sopher Pereyron. Durante o lançamento, foi feita homenagem póstuma a Pedro Brum Santos, que foi patrono e homenageado em anos passados e presença assídua em todas as edições.
A 53ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é da Plano Comunicação e Eventos e Denise Copetti Produções. O incentivo cultural é de Unimed Santa Maria e Clínica Viver. O apoio é de Apusm, Sebrae Região Centro, Gráfica Pallotti, Colégio Marista Santa Maria, CUFA RS e Sedufsm. O patrocínio é de Rede Super, Podal Distribuidora, Beltrame Materiais de Construção, Sicredi, Santa Lúcia Distribuidora de Combustíveis e Corsan. O financiamento é pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e pelo Sistema Pró-Cultura RS.