Nas últimas semanas, muitas pessoas têm procurado postos de saúde e hospitais de Santa Maria com sintomas semelhantes: vômito, diarreia, dores abdominais, enjoos e mal-estar. Os indícios e diagnósticos, na maioria das vezes, apontam para a temida virose, que pode ser resultado da ingestão de água e alimentos contaminados ou ser transmitida pelo ar.
Conforme a Vigilância em Saúde da cidade, não há notificação de um surto da doença neste momento. Os centros de atendimento também não registraram números muito acima da média de pacientes com os sintomas. Entretanto, é preciso saber evitar e remediar a doença.
A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) foi a que registrou maior número de casos nos últimos dias, Conforme o coordenador da unidade, Rogério Carvalho, o aumento foi de 20%, e os casos estão sendo notificados. A chefe da Vigilância em Saúde, Selena Michels, explica que, se há sintomas de virose, os postos de saúde enviam a informação à vigilância, que, por sua vez, investiga as possíveis causas. A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS) também informou que não tem conhecimento de um surto de virose na cidade.
Afinal, o que é a doença?
A infectologista do município Clarissa Guedes explica que vírus são agentes infecciosos que dependem de células vivas para se multiplicar. Quando um vírus causa infecção, a doença é chamada de virose.
Viroses que podem ser transmitidas pelo ar têm sua incidência aumentada no inverno, em função dos ambientes fechados e mal ventilados alerta a médica.
Clarissa ainda chama a atenção para o risco de ambientes como escolas, baladas, coletivos, entre outros, onde fica mais fácil transmitir vírus por meio de tosse, espirro e saliva.
FIQUE ATENTO
Como evitar
- Manter cuidados básicos com a saúde
- Boa higiene
- Lavar as mãos
- Alimentação adequada
- Fazer exercícios físicos
- Ter uma boa noite de sono
- Manter os ambientes bem arejados, janelas abertas e ar circulando
- Para não transmitir quando for tossir ou espirrar, é importante tampar a boca e o nariz e, logo em seguida, lavar a mão. Assim, o vírus não se espalha
Como tratar
- A maior parte destas doenças são tratadas com analgésicos, antitérmicos, hidratação e repouso
- Ainda é recomendável ingerir alimentos leves e de fácil digestão, beber bastante água, não comer alimentos gordurosos ou fritos e evitar bebidas alcoólicas