Decoração

Caixotes de madeira embelezam e transformam o ambiente

Mariana Fontana

"

Deixar a casa arrumada gastando pouco é o sonho de consumo de qualquer pessoa. E não faltam opções de itens, rústicos ou sofisticados, que ajudam a realçar a beleza de um ambiente da residência.

VÍDEO: artesã ensina a fazer um coelho de tecido para decoração da Páscoa

Uma alternativa de decoração que está em alta é o uso de caixotes de madeira. O item é um acessório versátil, que pode ser utilizado tanto na parte interna quanto na parte externa da casa. Vale pendurar na parede, colocar no chão, como mesa de centro, ou, ainda, improvisar uma bela prateleira.

Leia outras notícias do Bem Viver!

Em sua grande maioria, as caixas são encontradas em madeira crua (no caso, em um estilo natural). Assim, de acordo com Mirela Nobre, funcionária pública e integrante do Grupo Tendelas, que trabalha com a reutilização de materiais, é importante dar um acabamento ao material, para que se consiga chegar ao efeito desejado.

– Ao usar os caixotes na decoração, deve-se ter todo um cuidado para organizar a caixa, desde o lixamento até a pintura, pois o efeito final vai depender dos primeiros passos. Não existe um jeito certo de fazer, tudo vai depender de como a pessoa quer decorar – diz Mirela.

No ateliê, que fica em Itaara, os caixotes estão espalhados por diferentes partes da casa, em especial no pátio. O artigo foi usado principalmente como suporte para vasinhos de plantas. Conforme outra integrante do ateliê, a desenhista Lucia Palmeiro, ao deixar o caixote na parte externa, é importante que se use um impermeabilizante, para conservar o material.

O objeto pode ser encontrado em fruteiras, supermercados, em construções ou, ainda, em lojas de artigos de festa. Para quem não quer perder tempo procurando pela caixa (é possível achar em fins de feira ou em supermercados), o ateliê vende a caixa crua ou personalizada.

Abuse dos contrastes







Conforme a publicitária e decoradora, Patricia Riet, sócia na empresa de decoração Bella Festa, o jogo de contraste pode ser interessante na hora de compor um ambiente com caixas. A decoradora destaca que, ao usar a peça de forma rústica, o uso de objetos modernos pode tornar o ambiente igualmente elegante:

– Ao usar o caixote, o detalhe fica na escolha da composição de cores. Oferecer um contraste entre os objetos vai valorizar o item. Não é porque se usa um caixote de frutas que a linguagem precisa ser 100% rústica.

Para se inspirar

Como e onde usar





– As caixas podem ser utilizadas como módulos pendurados em paredes, sendo fixados com pregos, correntes, cordões ou arames.
– Como módulos de parede, o item pode comportar livros, vasinhos de flores ou objetos decorativos.
– Podem ainda ser utilizados como mesa de canto ou de centro em uma sala. Neste caso, pode ser usada apenas uma caixa, na vertical, ou mais de uma, na horizontal, para aumentar a altura do móvel.
– A peça pode servir também como bidê, para ser colocada ao lado do cama, como suporte para telefones e outros objetos.

Solte a criatividade

– A caixa pode ser usada com a madeira ao natural (crua), para dar um aspecto mais rústico ao ambiente.
– Quem quiser customizar pode pintar o caixote. Neste caso, é importante lixar o material.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Quando o amor acontece no meio virtual

Próximo

Há 20 anos, CACC é referência para crianças e jovens que vêm a Santa Maria

Vida