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Cachorros de Santa Maria ganham perfil no Instagram e fazem sucesso entre os seguidores

da redação*

Foto: Renan Mattos (Diário)
Com mais de 2 mil seguidores, Bonifácio e Bianca fazem da fama uma oportunidade de solidariedade

Blogueiros e influenciadores digitais humanos já viraram febre na internet. Substitua as pessoas por cachorros e gatos que, mesmo assim, você não terá algo muito diferente. Conforme a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor, o segmento pet é o terceiro em faturamento no mundo - assim, já era de se imaginar que as redes sociais também comprassem a ideia.

Dessa forma, os perfis e páginas foram invadidas por pets, dos mais fofinhos aos mais descolados, que, às vezes, têm mais fama na internet do que seus tutores. São os pet influencers, sucesso digital que tem conquistado o mundo.

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Em Santa Maria, a psicóloga Aline Bäumer, 41 anos, e o engenheiro civil Adriano Cazet, 44, são tutores dos cachorrinhos Bonifácio e Bianca. Mas a responsabilidade com os bichinhos está longe de ser apenas pessoal. Eles são gestores do perfil Bonifácio & Bianca, no Instagram, que acumula 2.254 seguidores.

As postagens destacam cenas do cotidiano, como as idas da dupla aos estabelecimentos pet-friendly da cidade e ao Espaço Pet Marcelo Ilha - creche pet onde os animais ficam com outros amigos durante a ausência de Aline e Adriano.

Segundo Aline, pedidos de doações para instituições solidárias da cidade também fazem parte do conteúdo digital da dupla:

- O perfil conta com bastante interação do público, principalmente de quem gosta de animais. Recebemos várias curtidas e comentários de perfis pessoais ou de outros pets. Além disso, fizemos novos e importantes amigos por meio do. Instagram deles.

"AUMIGOS"
Bonifácio e Bianca foram adotados após o falecimento de Boris, aos 17 anos, o primeiro cão da família. Recém resgatado das ruas, Bonifácio teve o coração aquecido com a chegada de Bianca, adotada por Adriano e Aline após uma publicação no Facebook. Não demorou para a dupla se dar bem. A tutora conta que o incentivo para criar o perfil no Instagram veio do treinador dos cães, Marcelo Ilha, e da irmã dela, a veterinária Sabrina Bäumer.

- Nas redes, desmitificamos a ideia de que em espaços pequenos só podem morar cães de pequeno porte, já que moramos em apartamento e eles são grandinhos. Só postamos fotos de lugares e atividades que Bonifácio e Bianca gostam. Tudo o que é postado tem o selo real de garantia de Boni e Bibs - diverte-se a tutora.

HISTÓRIAS
A conta de Bonifácio e Bianca inspirou outros tutores de pet influencers de Santa Maria. Entre eles, está o perfil do cachorrinho Google. No Instagram, o pet tem a rotina exibida pela tutora Nayara Yumi Yoshino, 29 anos. Ela conta que o influencer de 2.339 seguidores, "namorado" de Bianca, também é voltado a causas sociais.

- Conhecemos o Amiga Zetta Brasil, grupo que incentiva, por meio da leitura, crianças a amarem e a respeitarem os animais. Encantada com a iniciativa, resolvi fazer algo com foco social também. Assim, com meu namorado, Otávio, criei uma rede social para o Google, sem pretensão de fama - relembra.

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Nayara e Otávio usam histórias de quadrinho para relatar as aventuras de Google em um tom mais divertido. Desde, então, pet e tutores não pararam mais de fazer amigos. A situação é semelhante na rotina da cirurgiã-dentista Vanessa Ferrari, 28 anos. Responsável pela pug Bela, que soma 2.448 seguidores na rede social, Vanessa conta que começou o perfil há um ano, junto a um pequeno grupo de amigas.

- Aprendi a socializar por causa dela. No início, não imaginava que teriam tantos cachorros com redes sociais. O objetivo da página é compartilhar carinho, cuidado e solidariedade com outros apaixonados pelo mundo pet - compartilha Vanessa.

A odontóloga reconhece os benefícios de gerenciar uma rede social pet. Afinal, é um espaço com fotos lindas, geralmente longe de notícias ruins. Vanessa reforça, ainda, a importância de usar o espaço para divulgação de eventos pets solidários e de adoção.

FENÔMENOS VIRTUAIS
Jornalista e social media, Maurício Dias explica que a simpatia pela causa pet cresceu muito e, com isso, o engajamento com ações, como arrecadações de dinheiro, alimentos ou adoções. Segundo Dias, o fenômeno pet na internet reflete a relação das pessoas com os animais, especialmente com os cães.

- Os seguidores buscam, nesses perfis, alegria e descontração, por meio de cenas engraçadas e curiosas, como a de um leão marinho que aguarda o carinho do mergulhador. Pets influenciadores resultam de boas estratégias de mídia social combinadas com o universo animal. A iniciativa dá certo quando os conteúdos são relevantes - afirma o jornalista.

Dias acrescenta que, no contexto virtual, é importante aproveitar o momento certo para as postagens, bem como divulgar com responsabilidade as causas que envolvem animais.

COMO FORMAR UM PET INFLUENCER

  • Pesquise perfis de pet influencers para ter referências
  • Não faça o perfil apenas por fama ou números de seguidores. Crie conteúdo com respeito ao animal
  • Deixe o pet ser espontâneo. Não force reações e interatividade
  • Poste fotos legais e informativas
  • Tenha criatividade nas legendas
  • Responda comentários com simpatia e interaja com os seguidores

Fontes: Aline Baümer, Nayara Yumi Yoshino e Vanessa Ferrari, tutoras de pet influencers

*Colaborou Lorenzo Seixas

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