meu pet é pop

VÍDEO: conheça Juju, a gansa de estimação que passeia pelas ruas de Santa Maria

18.297

Fotos: Tiago Coutinho (Diário)

Quem mora nas proximidades da Avenida Presidente Vargas, em Santa Maria, ou é um usuário assíduo das redes sociais, pode já ter visto - ao vivo ou em fotos e vídeos - um pet não tão convencional passeando pelas ruas da cidade: a gansa Juju, 4 meses, e o seu tutor Adão Pereira de Martins, 82 anos. Os dois dividem caminhadas matinais no Bairro Nossa Senhora de Fátima e chamam a atenção de quem não está acostumado com uma ave robusta se exercitando sem nem precisar do auxílio de uma coleira. 

VÍDEO: veterinária dá dicas para cuidar das patas de cães e gatos

Assista ao vídeo:


Apesar da Juju ter entrado há pouco tempo na vida do militar da reserva e da sua esposa, a dona de casa Erena de Martins, 82 anos, a história do casal com os gansos é de longa data. Antes, eles contavam com a companhia do Kiko e da Frida. Só que ele acabou adoecendo e morreu, e a fêmea não se adaptou a nova rotina sozinha. Por isso, acabou sendo doada. 

Só que a lealdade desses animais fez com que o Seu Martins procurasse por outra gansa, até que encontrou a Juju. 

- O ovo dela foi chocado por uma galinha. Quando ela chegou aqui, era pequenininha, cabia na mão - conta o militar da reserva. 

Assim como fazia com o antigo casal de gansos, Seu Martins começou, aos poucos, a treinar a Juju para sair às ruas com ele. Juntos, os dois caminham pelas proximidades de onde moram, compartilhando de um diálogo só deles - o tutor vai conversando e a Juju, aparentemente entendendo o papo, responde com seu extravagante "quá quá". 

VÍDEO: no lazer e no trabalho, tradicionalistas exaltam parceria com os cães

É difícil sair com a dupla sem passar despercebido. Na rua, as pessoas que caminham, às vezes incrédulas, param e olham para trás para "entender" a situação. Alguns motoristas chegam a buzinar ou baixar o vidro para enxergar melhor. Quem está em casa, sai para a janela para apreciar o passeio.

Engana-se quem acha que o encanto fica só por conta das crianças. A veterinária Gabriela Cardoso, 28 anos, estava chegando em casa quando viu a Juju passear. Ela, imediatamente, pegou o celular para filmar. 

- Eu sou apaixonada por animal. Pet a gente está acostumada a cachorro ou gato. Quando a gente vê esse tipo de animal, a gente sabe que eles tem um apego, é um animal que tu nunca imagina que vai criar um laço. É um amor muito puro - comenta Gabriela. 

O tutor conta que já está acostumado aos cliques das câmeras e, até mesmo, já se acostumou com isso. Em um vídeo publicado no Facebook, que mostra os dois passeando, são mais de 51 mil visualizações. 

- As pessoas me param para conversar na rua, fazem fotos. Teve um vídeo que circulou na internet que a minha filha, que mora em Portugal, me mandou para eu ver - relata Seu Martins. 

Conheça Dora, a cachorra recepcionista de uma sapataria

Até mesmo nos estabelecimentos que o militar da reserva frequenta, Juju vai junto. 


- Seu Martins é nosso cliente e seguido ele traz ela para passear. Ela entra na farmácia, nos cumprimenta, dá bom dia, depois vai embora. Todo mundo dá atenção, todo mundo para para ver. Ela não compra muito, mas atrai bastante clientes - conta, aos risos, a proprietária de uma farmácia na Avenida Presidente Vargas, Dejane Moro, 43 anos . 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Tutora procura cão perdido

Próximo

Tutora procura cachorrinho perdido