Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Adeptas do alongamento com fibra de vidro ou acrigel destacam a durabilidade da esmaltação como uma das vantagens
Quem acompanha famosas nas redes sociais, como a atriz Cléo Pires, Sophie Charlotte e a irmã de Neymar, Rafaella Santos, já percebeu que a moda, agora, é ter as unhas bem longas. Mas conseguir essa proeza exige tratamento e cuidado. Normalmente, as mulheres que adotam essa tendência usam unhas de gel ou de acrílico.
O formato pontiagudo, conhecido como unha de gata ou Stiletto, começou a virar febre no Brasil em 2016 e 2017, quando Sophie Charlotte levou a tendência para as telinhas, na novela Babilônia. Lá fora, a fixação começou ainda em 2012, com as cantoras Rihanna, Beyonce e Lana del Rey. Além das Stiletto, o alongamento deu espaço a outros formatos, como Balerine, ou bailarina, que são as quadradas, mas com as pontas afinadas.
Cabelo preso em forma de coque é a tendência para o verão
Joana Machado, 38 anos, que trabalha há 4 anos como manicure, conta que, no começo, a clientela tentou adotar o formato mais longo em unhas naturais. Em pouco tempo, porém, os materiais como acrílico e a fibra de vidro viraram o pedido número um no salão em que ela é sócia, no Bairro Camobi. A Confraria das Divas fica na Faixa Nova de Camobi, perto da Rótula da UFSM. Os preços variam entre R$ 100 e R$ 200.
- Essa tendência está há muito tempo no mercado, mas, só agora, popularizou. As clientes têm optado mais pelas unhas quadradas, pois as Stiletto são mais difíceis de manter, já que pegam na roupa e podem estragar - ilustrou a manicure.
Além de conforto, óculos de sol mantém a saúde dos olhos
TENDÊNCIA VEIO PARA FICAR
Segundo Joana, as unhas de fibra de vidro demoram um pouco mais para serem feitas, mas duram de 15 a 20 dias. Uma das etapas do processo da unha com fibra de vidro é a secagem em uma cabine de LED. Já as unhas de acrigel, mistura de gel e acrílico, duram cerca de 10 dias.
Elas não necessitam da secagem, por isso, a cliente passa menos tempo na cadeira da manicure.
FOTOS: Além do conforto, tênis são aposta para a estação
A estudante Marcela Cioccari Scremin, 15 anos, experimentou a unha de fibra para a festa de 15 anos e adotou a tendência para o dia a dia. Ela diz que, como não faz muitas tarefas domésticas, o trabalho dura até 20 dias.
- Eu fazia a unha normal, mas notei que o alongamento de fibra é melhor porque é muito resistente. A coloração dura mais na unha também. Só volto para fazer a manutenção - detalhou Marcela.
Quanto aos cuidados para conservar, conforme Joana, após um dia de aplicação, a pessoa já pode fazer qualquer atividade.
FOTOS: Relógio, um acessório atemporal que adiciona a dose certa de elegância ao look
- É uma prótese colocada na unha. Não tem muita restrição. A gente cuida para não fazer muito grande porque o atrito e a chance de deslocamento é maior - explica a manicure.
ESTILO CONQUISTOU ATÉ MULHERES MAIS ATAREFADAS
Não são só as estrelas globais que podem seguir a moda das unhas longas. A microempreendedora Tanara de Oliveira, 33 anos, trabalha no ramo da alimentação e tem filhos menores, por isso, tem pouco tempo para ir ao salão. Como tem muito contato com água, ela diz que a duração da esmaltação é uma das grandes vantagens. Para ela, a moda aliou praticidade e economia, já que está sempre pronta para qualquer ocasião.
E para quem pensa que pode cansar da cor da unha, é possível trocar o esmalte antes da manutenção, em casa mesmo. Só é preciso utilizar removedor em vez de acetona.
FOTOS: 5 looks para ter conforto durante o trabalho
- Eu roía a unha e não conseguia fazer com que ela crescesse. Eu tinha muita vontade de ter unha comprida. O primeiro modelo que usei foi o tradicional, a unha quadrada. Depois, experimentei a Stiletto, que ficou em alta com a novela. Elas ficam muito bonitas. Onde eu vou, as pessoas notam bastante - relatou Tanara.
Mesmo trabalhando em contato com água, a microempreendedora diz que as unhas duram até 20 dias.
Com informações FolhaPress