beleza

VÍDEO: como cuidar dos cabelos grisalhos

18.398

Fotos: Renan Mattos
Para Lenize Leviski, deixar a cor natural no cabelo facilita o dia a dia

Há seis anos, a funcionária pública aposentada Lenize Leviski, 54 anos, resolveu mudar de visual e adotar os fios grisalhos. Ela, que pintou o cabelo dos 30 aos 48 anos, cansou da rotina de ir ao salão de beleza a cada 15 ou 20 dias para retocar a tintura na raiz. 

- Meus cabelos começaram a ficar brancos cedo, devido à genética familiar. Achei que pintar era a única opção de tratá-los, mas, com o passar do tempo e a rotina de cuidados desgastante, comecei a enxergar como atraente a alternativa de deixá-los grisalhos - comenta Lenize. 

VÍDEO: alongamento com fibra de vidro torna unhas longas e fortes

Outro fator que contribuiu muito para a decisão da aposentada foi a praticidade. Além do mais, assim que assumiu os brancos, ela ficou orgulhosa do novo visual. 

- Como meu cabelo é liso, ele fica melhor sem tinta. Meus fios também são em pouca quantidade, o que facilita os cuidados - diz ela. 

Para cuidar dos grisalhos, Lenize utiliza shampoo matizador, mais conhecido como shampoo roxo, de duas a três vezes por semana. Ela conta que faz o restante das lavagens e hidratação dos cabelos com cremes tradicionais. Hoje, ela incentiva as amigas, irmãs e cunhadas a fazerem o mesmo: 

- Fico muito feliz por minhas filhas me apoiarem na decisão de manter o cabelo grisalho. Porém, sei que nem todos os familiares apoiam as mulheres a aceitarem esta beleza natural. O tabu de que o cabelo grisalho representa velhice e que a mesma é algo ruim, ainda existe. Não tenho problemas em relação à minha idade tampouco ao envelhecimento. 

Segundo a aposentada, a vaidade também influencia na decisão:

- Esteticamente, me sinto muito bem, e economicamente, o grisalho dispensa muitos gastos. 

Há seis anos, Rosa assumiu os brancos e adorou o visual. Segundo profissionais, o estilo tem ganhado cada vez mais força

A serviços gerais Rosa Mattana, 54 anos, também decidiu parar de pintar as madeixas. Desde 2013, assumiu os brancos e, hoje, está adaptada ao estilo: 

- Tinha receio. Por muito tempo, pensava que o tom natural dava ares de envelhecimento. Aos poucos entendi que beleza não tem nada a ver com idade ou aparência, é algo interior. 

Segredos e detalhes de maquiagens para fotos

OUSADIA
Ludmila Batista, cabeleireira e proprietária do Divas Hair, diz que o uso do cabelo grisalho é expoente desde o ano passado:

- O tom reforça a ousadia cada vez mais marcante das mulheres . 

O cabeleireiro Ricardo Dutra Pereira, do salão de beleza SuperBonita, observa que as mulheres estão mais independentes, dando mais valor à vida saudável. 

- Exemplo disso é a crescente aderência ao cabelo sem químicas e a produtos naturais, como os tonalizantes, que são livres de amônia - fala Ricardo. 

Ricardo acredita que esta tendência se dá devido à crescente autonomia das mulheres que está aliada ao desejo de praticidade. O profissional cita o exemplo, a personagem Miranda Priestly, interpretada pela atriz Meryl Streep: 

- No clássico filme O Diabo veste Prada, Miranda é símbolo de empoderamento e independência. Quem assume os grisalhos também carrega essa imagem.

DICAS

Vale frisar que o cabelo grisalho precisa de manutenção para evitar amarelamento e não perder a tonalidade viva. Segundo o cabeleireiro, a hidratação constante nos fios é fundamental. 

- É muito importante fazer uso de máscaras hidrantes. Cabelos brancos tendem à maior porosidade e a serem mais grossos. Protetores térmicos e finalizadores são ideiais para uma boa manutenção - explica Ricardo.

*Colaborou Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Espaço Habituée Débora Guimarães completa 15 anos com sucesso e excelência

Próximo

Maragato Barbearia é o lugar certo para melhorar a estampa

Moda e beleza