Suspensão dos horários das quartas-feiras, às 7h e às 17h, da linha de ônibus para Santa Flora, acendeu o sinal de alerta para o transporte distrital. A suspensão, ainda que em caráter temporário, pode abrir um precedente perigoso, para uma atividade que vem registrando perdas há bastante tempo, com prejuízo para os usuários que moram no interior do município. A justificativa é compreensível, e está no contexto da elevação do custo de operação, puxada pela alta dos combustíveis. Continuam mantidos, por enquanto, os mesmos horários das segundas e sextas-feiras.
Preocupação
O temor de Delcimar Borin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria, é que “reduzindo as linhas rurais, que já são poucas, aumentarão ainda mais as dificuldades dos agricultores que dependem do transporte público para o seu deslocamento”. Algumas regiões, como a dos Banhados, já estão há bastante tempo sem ônibus. Em alguns casos, moradores chegam a pagar R$ 500 por uma corrida até a cidade.
População
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, a população, somados os distritos de Boca do Monte, Pains, São Valentim, Arroio Grande, Arroio do Só, Passo do Verde, Palma, Santa Flora e Santo Antão, chega a 16.179 habitantes.
Atividades
A produção está distribuída nas áreas de psicultura, arroz, soja, milho, leite, pecuária, hortaliças, fábricas de facas e de cuias, agroindústria, cooperativas e extração de areia.
Perfil dos moradores
Conforme o IBGE, os moradores dos distritos atuam como feirantes, cuidadores, auxiliares do lar, estudantes, professores, agricultura familiar, comércio, indústrias, e profissionais da saúde, além do contingente de aposentados.
A zona rural, que continua sendo decisiva nas eleições municipais, precisa de políticas públicas que recuperem tantas perdas que vem sofrendo. Como exemplo, entre muitos, a volta do Pátio Rural.