Eleições 2024: vitrine para os candidatos, horário eleitoral começa nesta sexta




A mais importante vitrine dos candidatos, além do corpo a corpo com os eleitores, entra em exposição. O horário eleitoral obrigatório estreia nesta sexta-feira (30) e logo cedo: às 7h da manhã será a primeira veiculação em emissoras de rádio, que terá o segundo espaço ao meio-dia. Já na televisão, a propaganda será exibida no início da tarde e à noite.



Cada bloco terá 10 minutos, de segunda a sábado, e será reservado somente para as majoritárias, no caso prefeito e vice. Em Santa Maria, há sete postulantes ao cargo máximo do Executivo: Alidio da Luz (PSol), Giuseppe Riesgo (Novo), Moacir Alves (PRD), Paulo Burmann (PDT), Roberta Leitão (PL), Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT). Já os 259 inscritos para concorrer à Câmara do município só terão espaço para se apresentarem nas inserções, ou seja, só aparecerão nos intervalos das programações das emissoras.


A definição do tempo é feita 10% de forma igualitária entre todas as siglas, e o restante, 90%, pelo número de deputados na Câmara Federal. Por isso, as candidaturas com alianças, consequentemente, têm mais tempo para apresentar as propostas aos eleitores. Com 3 minutos e 1 segundo, Decimo terá mais tempo na propaganda, uma vez que a coligação que representa tem cinco partidos: federação PSDB-Cidadania, Progressistas, Republicanos, PSB e PSD. Coincidentemente, o tucano também abrirá a propaganda hoje pelo sorteio feito na Justiça Eleitoral na sexta-feira passada. Nos dias subsequentes, haverá um rodízio na ordem de veiculação no horário eleitoral.


Em segundo e terceiro lugar com maior tempo, aparecem Valdeci Oliveira (Federação PT-PCdoB-PV e União Brasil), com 2 minutos e 38 segundos, e Roberta Leitão (PL e Podemos), com 2 minutos e 14 segundos.

 
Como a campanha eleitoral do 1º turno é de 45 dias, os candidatos apostam todas as fichas na propaganda no rádio e na TV para atingir a grande parcela do eleitorado – em Santa Maria, são mais de 209 mil aptos a votar –, pela abrangência das rádios e da televisão aberta, especialmente na periferia e interior do município.


Desinteresse?
Entretanto, os eleitores ouvidos pelo Diário nesta semana não demonstraram um grande interesse pela propaganda eleitoral no rádio e na TV. Professor de Ciência Política da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), José Carlos Martines comenta que a população vai se interessar mais sobre os candidatos e, consequentemente pelo horário eleitoral gratuito, na reta final da campanha. Ou seja, próximo da eleição.



Ele afirma que, embora a população tenha preconceito com a propaganda eleitoral no rádio e na televisão e “ache chata”, ela “tem impacto relevante” para a decisão do eleitor em relação ao seu voto.

 
– Eu acho que o horário eleitoral tem certo peso ainda. E terá um efeito maior na reta final – acrescenta Martines, destacando que os debates também têm papel para marcar posição dos candidatos e sobre propostas. 

Confira a divisão do tempo por partido e coligação

  • Federação PSol-Rede Sustentabilidade 
    Alidio da Luz (PSol): 23 segundos
  • Coligação “Segue teu coração” (Novo, MDB e Avante)
    Giuseppe Riesgo (Novo): 1 minuito e 1 segundo
  • PRD
    Moacir Alves: 13 segundos
  • PDT
    Paulo Burmann: 26 segundos
  • Coligação “Amor e fé por Santa Maria” (PL e Podemos)
    Roberta Leitão (PL): 2 minutos e 14 segundos
  • Coligação “Todos por Santa Maria” (Federação PDB-Cidadania, Progressistas, Republicanos, PSD e PSB)
    Rodrigo Decimo (PSDB): 3 minutos e 1 segundo
  • Coligação “Vamos juntos por Santa Maria” (Federação PT-PCdoB-PV e União Brasil)
    Valdeci Oliveira (PT): 2 minutos e 38 segundos


Confira a distribuição dos blocos

  • Blocos no rádio
    Das 7h às 7h10min
    Das 12h às 12h10min
  • Blocos na TV
    Das 13h às 13h10min
    Das 20h30min às 20h40min


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eleições 2024: Promotor fala sobre inteligência artificial e desinformação na campanha eleitoral Anterior

Eleições 2024: Promotor fala sobre inteligência artificial e desinformação na campanha eleitoral

Mudança do feriado de Medianeira repercute em Santa Maria Próximo

Mudança do feriado de Medianeira repercute em Santa Maria

Jaqueline Silveira