VÍDEO: Empresas pedirão impugnação da licitação do transporte coletivo em Santa Maria

VÍDEO: Empresas pedirão impugnação da licitação do transporte coletivo em Santa Maria

Foto Vinicius Becker

O Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo de Santa Maria (Setranssm) decidiu entrar com um pedido administrativo para impugnar a licitação do transporte coletivo na cidade, que está marcada para 2 de setembro. Segundo a entidade, que representa as seis empresas que operam o serviço em Santa Maria, o edital publicado pela prefeitura tem vários problemas, como informações conflitantes ou dúbias, além de documentos como a planilha de custos da tarifa, que seria de fevereiro e não foi aprovada pelo Conselho Municipal de Transportes.


Sobe para 60 o número de pessoas presas durante operação contra o tráfico de drogas na Quarta Colônia

Aumento de lixo espalhado em contêineres leva à criação de nova rota de limpeza em Santa Maria

Começam a ser feitos os projetos da futura BR-392 de Santa Maria a Santo Ângelo


O vice-presidente do Setranssm, Edmilson Gabardo, afirmou que a entidade fez vários pedidos de esclarecimentos no site da licitação, mas que nem todos foram respondidos pela prefeitura. Diante do fato de haver “vários pontos confusos no edital”, as empresas avaliam ser arriscado disputar uma licitação que possa, futuramente, gerar exigências e custos que não estavam claros no edital, o que poderia provocar graves prejuízos às empresas.

 
- O edital apresenta muitos problemas técnicos e jurídicos - declarou Gabardo.

 
Como esse pedido será administrativo, caberá à prefeitura de Santa Maria analisar os argumentos e decidir se vai manter ou suspender a licitação. Caso mantiver, as empresas poderão recorrer à Justiça para tentar barrar a concorrência. Se a prefeitura suspender a licitação, terá de modificar o edital para, depois, publicá-lo novamente.

 
A coluna procurou a prefeitura nesta quinta, que respondeu o seguinte: “Como ainda não se tem essa formalização, vamos receber e analisar. A maioria desses processos passa por impugnações, ainda mais em função da complexidade desta licitação.”


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Expoagas 2025 encerra com R$ 795 milhões em negócios; alta de 13% Anterior

Expoagas 2025 encerra com R$ 795 milhões em negócios; alta de 13%

Novo Stok Center, que abre terça, ainda tem 15 vagas; veja como concorrer Próximo

Novo Stok Center, que abre terça, ainda tem 15 vagas; veja como concorrer

Deni Zolin