Deni Zolin

Um alento: vacinação teria evitado 40 mil mortes de idosos no país

Um estudo traz uma nova projeção de quantas mortes foram evitadas no Brasil com o avanço da vacinação contra da Covid-19, reforçando muito a importância de as pessoas irem se vacinar e tomar as duas doses. A estimativa é que 40 mil óbitos deixaram de acontecer com idosos em um intervalo de 13 semanas no Brasil. Segundo os cálculos, se o número de mortes entre os mais idosos houvesse seguido a mesma tendência observada para os brasileiros mais jovens, seriam esperadas 70.015 mortes de pessoas de 80 anos ou mais contra as 37.401 registradas no período. Entre as pessoas de 70 a 79 anos, a expectativa de óbitos seria de 20.238 contra 13.838 que acabaram sendo registrados. Somando as estimativas de ambas as faixas etárias, foram evitadas as mortes de 43.082 idosos no país. O estudo foi realizado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Universidade Harvard e o Ministério da Saúde.

Por que não foram instaladas lombadas eletrônicas na cidade, mas pardais

- Encontramos evidências de que, embora a disseminação da variante P.1 tenha levado ao aumento das mortes por Covid em todas as idades, a proporção de óbitos entre os idosos começou a cair rapidamente a partir da 2ª quinzena de fevereiro de 2021. Até então, essa proporção tinha se mantido estável em torno de 25% a 30% desde o início da epidemia, mas agora se encontra abaixo de 13%. Além disso, nossas análises de óbitos por outras causas mostram que o declínio proporcional entre os idosos é específico para as mortes por Covid-19 - comenta o epidemiologista e líder do estudo, Cesar Victora, da UFPel, que é natural de São Gabriel.

COBERTURA VACINAL

Os níveis nacionais de cobertura com a 1ª dose da vacina alcançaram metade dos idosos de 80 anos ou mais na 1ª quinzena de fevereiro e superaram os 80% na quinzena seguinte, estabilizando-se em torno de 95% a partir de março. Em paralelo, o percentual de mortes de idosos caiu de 28% do total de óbitos por Covid, em janeiro, para 12%, em maio, com início de queda acentuada a partir da 2ª metade de fevereiro. A proporção de mortes nesse grupo por causas não relacionadas à Covid-19 ficou estável em 30% no período.

Para pessoas de 70 a 79 anos, a cobertura vacinal com a 1ª dose atingiu metade da população nessa faixa etária na última semana de março, alcançando 90% na 1ª metade de maio. A proporção de mortes por Covid nesse grupo ficou em 25% do total de óbitos pela doença até a 2ª semana de abril. A partir daí, começou a diminuir acentuadamente, chegando a 16% na última semana de maio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Startup lança site para comprar horti e produtos coloniais direto de produtores Anterior

Startup lança site para comprar horti e produtos coloniais direto de produtores

Arroz desenvolvido em Santa Maria atinge média de 249 sacas, 38% acima da produtividade estadual Próximo

Arroz desenvolvido em Santa Maria atinge média de 249 sacas, 38% acima da produtividade estadual

Deni Zolin