deni zolin

Startup de Santa Maria instala medidores de energia à distância

18.306

Uma empresa instalada na Incubadora Tecnológica da UFSM, a Fox IoT, de tecnologia da chamada internet das coisas, conseguiu um contrato com uma concessionária de energia elétrica da cidade de Tapejara para instalar medidores à distância. O trabalho, que já havia iniciado com os medidores instalados em transformadores, para avaliar o consumo em cada região da cidade, passará a ser ampliado com a instalação dos equipamentos em 100 casas, o que ocorrerá no início de 2021.

Publicada licitação para instalar nova iluminação pública em 22 ruas

A ideia é eliminar com o serviço de leitura convencional, em que um profissional precisa ir de casa em casa para anotar os dados. Com o sistema criado pela Fox, de um equipamento que envia os dados em tempo real por meio de sistema de rádio, a concessionária fica sabendo o consumo a qualquer momento e pode coletar os dados mensais, para enviar a fatura, com um simples clique no computador. O projeto conta com apoio de professores da UFSM, via Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia (Fatec).

- O sistema faz a leitura de forma remota, ou automação de leitura. Mas permite também que possa se ver o perfil de consumo do cliente, e ele próprio poderá acessar esse perfil. A concessionária poderá cruzar os dados, comparando o consumo medido no transformador com o das casas daquela região, para saber se há fuga de energia, que pode ser por furto ou por perdas operacionais, o que pode ocorrer por causa de cabeamento subdimensionado - afirma Filipe Carloto, sócio da Fox e mestrando em Engenharia Elétrica pela UFSM.

A empresa é tocada por ele e pelo também mestrando na área Lucas Maziero, com o apoio de cinco estagiários.

Santa Maria está bem cotada na disputa por escola de sargentos

Como esse tipo de equipamento tende a ficar mais barato, essa tecnologia poderá ser uma tendência futura. A Fox já instalou esse mesmo sistema nos prédios do campus da UFSM, o que está possibilitando uma série de pesquisas na área, o que inclui até o dimensionamento do projetos de energia solar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Startup criada na UFSM é selecionada em programa da Samsung e da USP Anterior

Startup criada na UFSM é selecionada em programa da Samsung e da USP

Publicada licitação para instalar nova iluminação pública em 22 ruas Próximo

Publicada licitação para instalar nova iluminação pública em 22 ruas

Deni Zolin