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Foto: Deni Zolin (Diário)
Na polêmica sobre mudanças no projeto de concessão da RSC-287, em que o Estado vai prever primeiro a duplicação dos trechos urbanos e, nos anos 6, 8 e 9 da concessão, os 126 km de Tabaí a Novo Cabrais, um dos fatores que pesaram na decisão foi o do tráfego de veículos, que é menor aqui na região. Até porque a receita para bancar as obras virá da tarifa paga.
O professor Carlos Félix, do Grupo de Estudos de Mobilidade da UFSM, obteve junto ao Comando Rodoviário da Brigada Militar de Cachoeira do Sul dados de acidentes na 287. Mesmo que o trecho de Santa Maria a Novo Cabrais tenha 88 km, sendo menor que o de Novo Cabrais a Tabaí, com 126 km, o total de acidentes com danos materiais é maior no primeiro trecho, em números absolutos - justamente esse trajeto que será duplicado depois. É importante ressaltar que os dados incluem também a Faixa Nova, que não entrará na concessão. De qualquer forma, são números impactantes.
Construção de terceiras faixas na RSC-287 deve ser a saída mais viável
Para uma comparação mais precisa, a coluna calculou a taxa de acidentes, feridos e mortos a cada 100 km. Assim, o índice de acidentes com danos materiais de Santa Maria e Novo Cabrais (119) é quase o dobro da taxa do outro trecho (62). O índice de feridos é superior no trecho de Santa Maria a Novo Cabrais. No caso de mortes, a taxa em 2019 foi igual nos dois trechos.
Em análise de 5 páginas sobre esses dados, Félix conclui: "São números graves de acidentalidade e óbitos e devem ser considerados! No caso, esperar o VDM de 18 mil por dia para viabilizar duplicação ou melhorias no trecho pode aumentar os acidentes e mortes nessa estrada."
A COMPARAÇÃO ENTRE OS DOIS TRECHOS
- Extensão total da RSC-287 - 214 km
- Trecho de Santa Maria a Novo Cabrais - 88 km
- Trecho de Novo Cabrais a Tabaí - 126 km
ACIDENTES COM DANOS MATERIAIS
De Santa Maria a Novo Cabrais | De Novo Cabrais a Tabaí | Total | |
2018 | 111 | 103 | 214 |
2019 | 105 | 78 | 183 |
2020 | 14 | 8 | 22 |
LESÕES CORPORAIS
De Santa Maria a Novo Cabrais | De Novo Cabrais a Tabaí | Total | |
2018 | 94 | 110 | 204 |
2019 | 86 | 102 | 188 |
2020 | 15 | 14 | 29 |
ACIDENTES COM MORTE
De Santa Maria a Novo Cabrais | De Novo Cabrais a Tabaí | Total | |
2018 | 5 | 22 | 27 |
2019 | 8 | 12 | 20 |
2020 | 1 | 3 | 4 |
A TAXA DE ACIDENTALIDADE A CADA 100 KM, DOS DOIS TRECHOS
Como os trechos têm extensões diferentes, o Diário fez o cálculo e apontou a taxa de acidentes, lesões e mortes a cada 100km, para poder fazer uma comparação mais realista entre os dois trechos
TAXA DE ACIDENTES COM DANOS MATERIAIS A CADA 100 KM
De Santa Maria a Novo Cabrais | De Novo Cabrais a Tabaí | Total | |
2018 | 126 | 81 | 100 |
2019 | 119 | 62 | 85 |
2020 | 16 | 6 | 10 |
TAXA DE LESÕES CORPORAIS A CADA 100 KM
De Santa Maria a Novo Cabrais | De Novo Cabrais a Tabaí | Total | |
2018 | 107 | 87 | 95 |
2019 | 97 | 81 | 88 |
2020 | 17 | 11 | 13 |
TAXA DE ACIDENTES COM MORTE A CADA 100 KM
De Santa Maria a Novo Cabrais | De Novo Cabrais a Tabaí | Total | |
2018 | 5 | 17 | 12 |
2019 | 9 | 9 | 9 |
2020 | 1 | 2 | 2 |
Nesta segunda-feira, às 14h, o secretário estadual de Parcerias, Bruno Vanuzzi, estará no Itaimbé Palace Hotel, em Santa Maria, para falar das alterações no projeto de concessão para pedágios e duplicação da RSC-287, do trevo de aeroporto de Santa Maria até Tabaí. O encontro foi marcado após a coluna divulgar, com exclusividade, na semana passada, as mudanças no projeto e o adiamento da duplicação do trevo entre Santa Maria e Novo Cabrais. O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) acertou a vinda de Vanuzzi para conversar com lideranças políticas e empresariais de Santa Maria e região, que estão preocupadas e cobrando a duplicação da estrada.
Ao que tudo indica, deve ser mantido mesmo o adiamento da data máxima para a concessionária duplicar o trecho de Santa Maria a Novo Cabrais, de 2032 para 2042 (contando o prazo de ampliação de 1 ano), mas devem ser incluídas terceiras faixas e outras melhorias nos anos iniciais, além da duplicação de trechos urbanos, que já estava prevista.