A partir de pedidos que autoridades políticas e empresariais de Santa Maria fizeram ao governo do Estado para antecipar a duplicação da RSC-287, a concessionária Rota de Santa Maria já está fazendo estudos de como isso seria possível. Em entrevista exclusiva à Rádio CDN e TV Diário, na sexta-feira, o diretor-presidente da concessionária, Renato Bortoletti, afirmou que as análises já estão sendo feitas e que serão apresentadas ao governo do Estado e à Agência dos Serviços Públicos Delegados do Estado (Agergs). Pelo contrato inicial assinado entre Rota e Estado, a duplicação de Tabaí a Novo Cabrais deveria ser feita até 2030, e de Novo Cabrais a Santa Maria, só até 2042, o que gerou queixas dos santa-marienses.
Segundo Bortoletti, a concessionária está estudando a possibilidade de duplicar totalmente os 204 km da rodovia, de Tabaí até o Trevo do Aeroporto de Santa Maria, até o 7º ano da concessão. Como a Rota de Santa Maria assumiu a rodovia em 30 de agosto de 2021, o 7º ano seria em 2028.
- Pela nova proposta, a gente faria os consertos iniciais no 1º ano, entre o 2º e 5º, a recuperação total, e começaríamos a entregar trechos duplicados a partir do 3º ano (2024), duplicando os 204 km até o 7º ano. O que a gente está vendo é a possibilidade de duplicar de Candelária a Santa Maria no 5º (2026), 6º e 7º anos (2028). A gente está fazendo o estudo de cronograma e de impacto tarifário dessa antecipação para apresentar ao poder concedente e isso vai ter de voltar para o usuário, por meio de audiências públicas para analisar essa proposta - diz Bortoletti.
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Ou seja, quem vai decidir se as obras de duplicação serão antecipadas vai ser o governo do Estado, com base na opinião da população, mas isso implicará em aumento da tarifa.
- Lembrando que a antecipação da duplicação de Candelária a Santa Maria, se ocorrer, vai ser paga por todos os usuários da rodovia, com aumento em todas as praças, e não só com aumento da praça de Santa Maria. Do que era previsto inicialmente, que era o usuário estar pagando R$ 7 pelo pedágio, nunca vai chegar num valor como esse (se antecipar as obras), vai ser um valor muito inferior a isso. Do que era previsto, mesmo com a antecipação da duplicação, ficaria um pedágio muito mais acessível do que era antes - diz Bortoletti.
Na época da EGR, a concessão ia de Paraíso do Sul a Tabaí, com duas praças de pedágio cobrando R$ 7 para carros. Atualmente, as duas praças cobram R$ 3,70, mas a área de concessão aumentou para 204 km, com obras entre o Trevo do Aeroporto de Santa Maria e Tabaí. A partir de setembro, serão 5 praças cobrando esse valor.
1º trecho aqui
Por falar em obras, mesmo que não seja aprovada a antecipação total da duplicação, o trecho urbano de Santa Maria, de 1,5 km entre o Trevo do Aeroporto e a Base Aérea, será o primeiro a ser duplicado. Pelo projeto inicial, é até 2025. Mas pode ser antecipado também.