Deni Zolin

Procon de Santa Maria notifica RGE por causa de valor de contas de luz

18.306

Com as medidas de distanciamento social, que obrigaram muita gente a ficar em casa e também o fechamento temporária de milhares de empresas, acabou ocorrendo uma surpresa para parte dos clientes da concessionária de energia RGE. Segundo o Procon de Santa Maria, tem sido uma enxurrada diária de ligações e mensagens de Whatsapp com queixas sobre o valor elevado das contas de luz ou porque os preços seguiram iguais mesmo com o fechamento das empresas.

Segundo a coordenadora do Procon em Santa Maria, Marcia Moro da Rocha, há casos em que a cobrança da conta de luz continuou ocorrendo por média, sem a realização da leitura. Com isso, escolas ou empresas que ficaram fechadas no início da pandemia reclamaram que, mesmo ficando sem receita e sem gastar tanta luz, tiveram a cobrança da energia como se estivessem operando normalmente. Já no caso de contas residenciais, o aumento pode ter ocorrido porque as pessoas ficaram mais tempo em casa e acabaram mesmo consumindo mais energia. Nesse caso, seria uma situação normal.

Ótica é alvo de arrombamento em Santa Maria

Diante do grande número de queixas feitas por consumidores de Santa Maria e também da região, o Procon decidiu notificar a RGE para que prestasse explicações.

- Nosso questionamento é sobre a informação que foi repassada aos clientes, para saber se eles foram avisados de que poderiam fazer a autoleitura e pedir uma nova fatura antes do vencimento. A partir da resposta da RGE, vamos estudar o que fazer - diz Marcia.

Segundo ela, o consumidor pode informar pelo telefone ou pelo site da RGE qual foi o número da leitura que está no seu contador de energia e evitar uma cobrança por média.

Quanto à notificação, ela diz que, dependendo da resposta da RGE, o caso pode ser arquivado ou virar uma advertência ou outro tipo de sanção.

O atendimento do Procon em Santa Maria tem sido feito pelo telefone (55) 3217-1286, que também é Whatsapp, ou pelo Whats (55) 99178-3621 (só para mensagens de texto).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Azuizinhos voltam a circular no lugar de ônibus convencionais, cobrando R$ 4,20 Anterior

Azuizinhos voltam a circular no lugar de ônibus convencionais, cobrando R$ 4,20

Metade das empresas de ônibus do Brasil pode falir, diz entidade Próximo

Metade das empresas de ônibus do Brasil pode falir, diz entidade

Deni Zolin