Deni Zolin

Primeiro crematório de Santa Maria já tem data prevista para entrar em funcionamento

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Divulgação/

A empresa LFormolo, que administra os cemitérios Santa Rita e São José, protocolou junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) a última parte dos documentos de licenciamento solicitados pelo órgão e prevê o início das operações de seu crematório ainda no mês de junho. A construção do prédio onde serão realizadas as cerimônias já está na fase de acabamentos, e o forno crematório, importado dos Estados Unidos, foi instalado e teve testes já realizados. Após a licença da Fepam, a operação poderá iniciar imediatamente depois do recebimento do alvará e do tabelamento de preços, procedimentos administrativos em tramitação desde março.

Criação de empregos empaca em abril em Santa Maria: veja resultados por setores

O investimento no prédio, no forno, no estacionamento e nas ruas de acesso ao local já ultrapassou R$ 3 milhões, segundo o diretor comercial da LFormolo, Mateus Formolo. O crematório, que será o primeiro em Santa Maria, funcionará dentro do Cemitério Santa Rita, na Faixa Velha de Camobi. Em um primeiro momento, os velórios seguirão sendo feitos nas capelas do Santa Rita, que foram reformadas, realizando só a cremação no novo prédio. Ao longo do segundo semestre, será possível fazer velórios também junto ao crematório.

Atualmente, o serviço de cremação é feito em cidades como Santa Rosa, e Caxias do Sul e na Região Metropolitana. A implantação dos serviços na cidade fará com que o valor do serviço de cremação seja reduzido, custando à população menos de R$ 3 mil e gerando contrapartidas de 5% de gratuidade para o município de Santa Maria. Ou seja, a cada 20 cremações feitas, uma será sem custo.

208 carneiras: metade foi vendida

Quando assumiu a concessão dos cemitérios Santa Rita e São José, a empresa LFormolo construiu 208 novas carneiras para venda no São José. O início das vendas começou este ano e, em pouco tempo, metade delas já foi vendida. Segundo Mateus Formolo, havia uma demanda reprimida na cidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Empresa de Santa Maria fornece softwares para Senado e outros órgãos federais Anterior

Empresa de Santa Maria fornece softwares para Senado e outros órgãos federais

Criação de empregos empaca em abril em Santa Maria Próximo

Criação de empregos empaca em abril em Santa Maria

Deni Zolin