Deni Zolin

Prefeitura de Santa Maria entrega estudo para tentar retomar voos a São Paulo

Prefeitura de Santa Maria entrega estudo para tentar retomar voos a São Paulo

Foto: Divulgação

O comandante do 5º Comando da Aeronáutica (Comar), brigadeiro do ar Marcelo Fornasieri Rivero, recebeu nesta segunda-feira (22) os estudos técnicos encomendados pela prefeitura sobre a capacidade da pista da Base Aérea de Santa Maria para receber voos frequentes de aeronaves de grande porte, a jato, como os Boeing ou Airbus usados por companhias aéreas nacionais. A entrega do estudo, realizado por uma empresa contratada pela prefeitura, foi feita pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo e pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Maria, Ticiana Fontana.

Tratamento de esgoto chegará aos lares de 43 mil moradores do Bairro Camobi: após vistoria, ligação começa a ocorrer

Como o documento ainda precisa ser analisado por técnicos da Aeronáutica, a prefeitura não quis antecipar detalhes do que consta nos papéis. Mas pelo que a coluna apurou nos bastidores, o estudo apontaria que a pista da Base comportaria voos frequentes de aviões de maior porte, mas com algumas restrições. Em resumo: ela teria capacidade para comportar a retomada dos voos diretos entre Santa Maria e São Paulo. Porém, resta saber se a Aeronáutica, após analisar o estudo, vai aprová-lo ou pedirá novas análises.

 
Esse estudo chamado PCN é a esperança da prefeitura para a retomada dos voos, que foram suspensos no início de maio de 2023, seis meses após a companhia VoePass iniciar as viagens diretas à capital paulista, com aviões de 70 lugares, em parceria com a Gol Linhas Aéreas. Desde então, a Gol se comprometeu eu fazer os voos por conta própria, em aviões a jato de 138 lugares, mas não podia porque não havia liberação do PCN da pista.

 
Desde aquela época, a Gol dizia que pretendia reiniciar os voos diretos para São Paulo 30 dias depois de a prefeitura receber o aval da Aeronáutica para o uso da pista.

Agora, a prefeitura aguarda a resposta do 5º Comar, que não tem um prazo para dar o aval ou não ao uso da pista. Enquanto isso, a prefeitura também aguarda a entrega final do projeto de ampliação do terminal de passageiros do aeroporto civil, que fica junto à Base. O projeto está sendo feito pela Infraero e ainda precisa ser aprovado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) para, então, a obra ser licitada.

 
Atualmente, Santa Maria tem dois voos diários a Porto Alegre, pela Azul e VoePass-Latam.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Indústria de Santa Maria é destaque em maior evento de odontologia da América Latina Anterior

Indústria de Santa Maria é destaque em maior evento de odontologia da América Latina

O que pode acontecer com clientes que não receberam imóveis da Conceitual Próximo

O que pode acontecer com clientes que não receberam imóveis da Conceitual

Deni Zolin