
Autorizada em 2019 pela Aeronáutica, a ampliação do Aeroporto Civil de Santa Maria deve ter os projetos concluídos até o final deste ano, segundo a nova previsão dada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Maria. Os projetos começaram a ser feitos por uma equipe própria da prefeitura, mas diante da complexidade e a grande exigência em obras que envolvem aviação civil, o município acabou contratando um órgão federal com experiência na área, a Infraero.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ticiana Fontana, a prefeitura depende agora da Infraero concluir esses projetos.
– Nos últimos três anos, investimos mais de R$ 1,2 milhão para ampliar a sala de embarque. Quanto ao projeto de expansão do aeroporto, temos esse projeto para triplicar a área de embarque. Enquanto estávamos fazendo pela prefeitura, 92% do projeto arquitetônico estava pronto e aprovado pela Secretaria da Aviação Civil (SAC), e os demais projetos, 70% prontos. A Infraero passou a fazer os projetos e pediu duas prorrogações de prazo para concluir – afirmou Ticiana.
Segundo ela, se a Infraero entregar os projetos prontos até o final do ano, a prefeitura vai encaminhar tudo para a aprovação final da SAC e, então, preparar a licitação para fazer a obra. No início, a projeção era de que a obra custaria R$ 14 milhões, mas os valores precisarão ser atualizados.
Em paralelo a isso, a prefeitura segue negociando com a Gol Linhas Aéreas para a retomada do voo direto para São Paulo e concluindo o estudo da capacidade da pista para receber os aviões a jato Boeing 737-700, de 138 lugares, da Gol, para fazer essa rota. O estudo está na reta final de análise pela Aeronáutica, mas não há data para retomada dos voos. Houve reuniões também com a Azul para ampliar os voos para outros destinos.
– Nossos esforços são também para termos conexões (voos), pois não adianta ter um aeroporto lindo e bonito, mas não termos voos. Hoje, temos dois voos diários para Porto Alegre, com conexões para todo o país, e esperamos retomar os voos diretos para São Paulo. A Gol prometeu que, 30 dias após a aprovação do estudo PCN da pista, ela retoma o voo para São Paulo com aviões a jato – disse Ticiana.