deni zolin

Prefeitura alega que audiências sobre transporte ainda serão marcadas

18.306

Os questionamentos feitos na quarta-feira pelo presidente do Conselho Municipal de Transportes e da União das Associações Comunitárias, Rodrigo dos Santos, foram respondidos pela prefeitura. O Executivo informou que todas as questões levantadas por Santos foram explicadas e apresentadas aos membros do Conselho Municipal de Transportes, do qual ele é atual presidente. A prefeitura disse, inclusive, que ele participou das duas reuniões técnicas.

Audiências sobre transporte coletivo durante o período de férias?

A nota segue: "Na primeira reunião, foi apresentada a empresa que faria o estudo e a montagem do Plano Diretor de Transporte Urbano, assim como a metodologia e as diretrizes de trabalho; na segunda reunião, foram apresentados os primeiros resultados de pesquisa, dados técnicos, próximas fases dos trabalhos, e oportunizando aos conselheiros para que as dúvidas fossem elucidadas, e as sugestões, apontadas."

Sobre a crítica de Santos de que a prefeitura não teria previsto verbas no Orçamento para novos abrigos de ônibus, a Secretaria de Mobilidade Urbana explicou que, atualmente, há previsão de instalação de novos abrigos, mas para após a licitação, "as construções e as instalações de novos abrigos serão avaliadas de acordo com as propostas resultantes do Plano Diretor do Transporte Urbano, respeitando o conforto dos usuários, o impacto tarifário e a viabilidade financeira do município".

Duas startups de Santa Maria estão em destaque pelo Sebrae RS

Em relação à citação de Santos que "o ideal seria ouvir a comunidade a partir de março", a secretaria esclarece que as datas das consultas públicas ainda não foram definidas, justamente, em razão do período de férias. "As consultas só ocorrerão após a confecção do diagnóstico das pesquisas e dos levantamentos apresentados no estudo, o que, possivelmente, ocorrerá em meados de fevereiro. Sobre ciclovias, é preciso esclarecer que elas fazem parte do Plano Direito de Mobilidade Urbana, não tendo relação, neste momento, com o Plano Diretor de Transporte Urbano. Quanto aos terminais, só será possível avaliar após a conclusão do trabalho analisando os diagnósticos e sugestões apresentadas."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sinaleiras de pedestres, prometidas há 15 meses, não foram instaladas Anterior

Sinaleiras de pedestres, prometidas há 15 meses, não foram instaladas

Receita dá orientações sobre adesão ao Regime Optativo de Substituição tributária Próximo

Receita dá orientações sobre adesão ao Regime Optativo de Substituição tributária

Deni Zolin