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Posto para recarregar carros elétricos na UFSM deve ficar pronto em janeiro

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Foto: Divulgação

Está em construção, no campus da Universidade Federal de Santa Maria, o eletroposto para recarregar de graça carros elétricos que está sendo feito por meio de um convênio da UFSM com a concessionária Copel, do Paraná. A previsão da professora e pesquisadora Luciane Neves Canha, da Federal, é que, a partir da metade de janeiro, ele já esteja pronto e possa ser utilizado por qualquer pessoa que possua carro elétrico. O posto fará recargas gratuitas porque será abastecido com energia solar, sem gerar custos à UFSM. E também porque o objetivo é utilizar a estrutura para promover pesquisas no desenvolvimento de tecnologias para redes de recarga, entre outros estudos.

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Esse eletroposto faz parte de um projeto de pesquisa e desenvolvimento da UFSM com a Copel e o Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogas). Em junho, a Federal recebeu o primeiro veículo totalmente elétrico de uma universidade pública no Estado, que já está usado em diversas pesquisas que ajudarão a definir o futuro dos carros elétricos no Brasil. É um Nissan Leaf. O investimento total, de R$ 3 milhões, está sendo feito pela Copel, que vai instalar também um eletroposto em Curitiba, para permitir a comunicação com a estação da UFSM para auxiliar nas pesquisas.

ELETROVIAS
O projeto se chama "Interface de Inovação Multi-Agente Envolvendo a Indústria Automobilística, os Sistemas de Energia e Infraestruturas de Mobilidade Elétrica para Eletrovias Inteligentes". O objetivo é criar um sistema de gestão inteligente de eletrovias, para desenvolver o uso do carro elétrico no Brasil.

É que quando a quantidade de carros elétricos for grande no país, serão necessários pontos de recarga disponíveis para todos eles nas rodovias, já que a carga rápida leva 30 minutos, e uma rede de energia deve ter capacidade suficiente para atender essa demanda.

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A pesquisa pretende criar um sistema de comunicação entre os eletropostos e os carros, para evitar que haja congestionamento de veículos em um determinado posto e evitar sobrecargas.

Porém, pesquisadores e alunos de vários cursos da UFSM poderão fazer pesquisas com o carro e a estação de recarga, para avaliar questões como durabilidade, sistema de regeneração de energia pelos freios do carro, rede de energia necessária para os eletropostos, modelos de negócios para venda da energia para veículos no futuro, uso da bateria do carro para alimentar casas, aplicativos para motoristas marcarem horários para recargas, entre outros.

Conforme Luciane, será preciso também encontrar um sistema de cobrança futuro que seja bom para o cliente e à concessionária. Uma ideia é que se defina que, em determinados horários, o eletroposto tenha tarifa mais barata para incentivar o uso.

Tecnologia já está no mapa brasileiro, sendo a maior rede no Estado do Paraná
A rede de recarga de veículos elétricos deve ser usada pela Copel, que mantém a maior eletrovia em operação no Brasil, com 12 postos de recarga rápida (na cor laranja, no mapa abaixo). Os pontos estão ao longo dos 730 km da BR-277, entre Foz do Iguaçu e Paranaguá, no Paraná.

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