rsc-287

Frustrada a tentativa de tornar a Faixa Nova uma BR para duplicá-la

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A tentativa de transformar o trecho da Faixa Nova de Camobi (RSC-287) em uma rodovia federal, para futuramente tentar duplicá-la com verbas da União, não foi aceita pelo Ministério da Infraestrutura. No início do ano, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) fez esse pedido formal ao governo, mas, depois, recebeu como resposta que o ministério não abriu nem possibilidade de agenda para tratar desse tipo de assunto. 

Governador cedeu ao perceber que setor econômico chegou ao limite

Pimenta disse também que, durante conversa informal com o ministro, recebeu como resposta que o governo federal não tem condições de absorver trechos estaduais de rodovias.

Na quarta, durante uma live na internet feita pelo deputado Afonso Hamm (PP), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, falou sobre um pedido para federalizar outra estrada estadual gaúcha, de Bagé a Lavras do Sul e São Gabriel, em que deixou claro:

- Hoje, não há como nem se pensar numa federalização de segmento estadual. Isso é completamente inviável diante da realidade financeira. Seria uma irresponsabilidade, estamos com orçamento bastante enxuto.

Em tempo 
Essa ideia de tentar transformar a Faixa Nova em rodovia federal surgiu depois que o governo do Estado anunciou, em 2019, que esse trecho que liga a cidade à UFSM e à Base Aérea ficou fora do projeto de concessão de pedágios e de duplicação da RSC-287. Como o Estado seguiria com a manutenção do trecho e não tem verbas para duplicá-la, a tentativa era transformá-la de novo em BR para conseguir verbas federais. Mas isso não vingou. 

Dessa forma, e com a crise nas contas públicas provocada pela pandemia, a duplicação da Faixa Nova vira um sonho cada vez mais distante.

Ainda bem que, antes de voltar a ser RSC, a Faixa Nova foi recuperada pelo Dnit, com a construção de trevos e recuos para entrar em bairros, além da proibição de ultrapassagens e colocação de tachões na faixa central. Se não fosse isso, o número de acidentes e mortes seria muito maior nesse trecho.

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