Deni Zolin

Fóssil achado em Polêsine estampa capa da maior revista científica do mundo

18.306

data-filename="retriever" style="width: 50%; float: right;">

 A Nature, a mais importante revista científica do mundo, estampou em sua capa deste mês a imagem de um precursor dos dinossauros descoberto em São João do Polêsine, aqui na Quarta Colônia, em 2009 e que serviu de base para estudo publicado recentemente. O trabalho é assinado por uma equipe internacional de cientistas que inclui Martín Ezcurra, do Museu Argentino de Ciências Naturais Bernardino Rivadavia, e os brasileiros Max Langer, da USP de Ribeirão Preto, e Sergio Cabreira, da Associação Sul Brasileira de Paleontologia, que mora em Faxinal do Soturno.

A pesquisa ajudou a decifrar um dos maiores enigmas da paleontologia, a origem dos Pterossauros, que eram répteis voadores. Na capa, a Nature apresenta uma arte gráfica feita pelo paleoartista brasileiro Rodolfo Nogueira, que mostra uma reconstrução do Ixalerpeton polesinensis, que viveu, há 230 milhões de anos, nessa região onde hoje é a Quarta Colônia.

Após 9 anos, é concluído asfaltamento da Estrada de Pains

Esse animal era um antepassado dos dinossauros e tinha características que ajudam a montar a ordem evolutiva dos répteis que acabaram dando origem aos pterossauros. Entre as características descobertas em Ixalerpeton existem algumas que indicam um ouvido mais complexo e estruturas do cérebro, associadas ao equilíbrio semelhantes às dos pterossauros.

Quem sabe agora muita gente e as autoridades comecem a valorizar a riqueza que a região tem nessa área. Em Santa Maria, onde foi achado o primeiro fóssil de dinossauro brasileiro, em 1935, nem existe réplica dele exposta em praça pública.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pesquisa mostra o que os santa-marienses pretendem fazer com o 13º neste ano Anterior

Pesquisa mostra o que os santa-marienses pretendem fazer com o 13º neste ano

Após 9 anos de espera, caminho rumo à UFSM ganha nova alternativa Próximo

Após 9 anos de espera, caminho rumo à UFSM ganha nova alternativa

Deni Zolin