Deni Zolin

Empresa de Santa Maria começa a vender para Equador e outros países

A TSB Jet, empresa santa-mariense que produz sistemas de pulverização eletrostática para melhorar a eficiência da aplicação e economia de produtos, ganha mercado em mais países. No Equador, um empresário de lá abriu um escritório de representação dos produtos da TSB Jet para revender para todo o país. Agora em março, a representante equatoriana participou de uma feira agropecuária e vendeu 25 equipamentos para produtores daquele país, boa parte para uso em fazendas produtoras de rosas. Além disso, segundo o empresário Leonardo Veiga, da TSB Jet, foram fechados acordos de distribuição dos produtos santa-marienses em Portugal, Turquia e Bolívia. A empresa tem negócios em andamento no Uruguai e na Argentina.

Segundo Veiga, essas exportações são importantes não só para consolidar as vendas a longo prazo, mas também ajudam a manter um fluxo de produção nesse período do ano em que as vendas para o Brasil costumam ser menores, por ser final de safra. Aqui no país, ela vende os sistemas para vários Estados.

Hoje, a TSB Jet tem 5 funcionários no Tecnoparque de Santa Maria, para a montagem dos equipamentos, já que a fabricação dos componentes é terceirizada. A empresa desenvolveu a tecnologia de um sistema que gera uma carga eletrostática para ser instalada junto aos bicos de pulverização de defensivos agrícolas líquidos. As gotículas, ao serem carregadas com energia eletrostática, grudam-se mais nas folhas de plantas como soja, macieiras, rosas e outros, inclusive se fixam mais na parte inferior das folhas. Dessa forma, permitem que o agricultor tenha uma aplicação bem mais eficiente, melhorando resultado e aplicando menos defensivo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anúncio da tarifa é adiado, e valor não deve passar de R$ 5 Anterior

Anúncio da tarifa é adiado, e valor não deve passar de R$ 5

De 418 famílias que moram perto dos trilhos em Santa Maria, 205 poderão ficar Próximo

De 418 famílias que moram perto dos trilhos em Santa Maria, 205 poderão ficar

Deni Zolin