Deni Zolin

Duplicação da Travessia Urbana é prorrogada por mais um ano

Depois de fazer reunião com as construtoras Continental e Sogel, do lote 1 da duplicação da Travessia Urbana de Santa Maria, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) decidiu prorrogar por mais 12 meses o prazo para a conclusão da obra. Agora, a data prevista para concluir tudo é 30 de junho de 2024. Porém, a expectativa do Dnit é que seja possível entregar 100% dos trabalhos antes disso. A obra vai completar oito anos e meio agora em junho e, portanto, deve passar de 9 anos.


Na metade do ano passado, o Dnit já havia dado uma prorrogação de um ano, em que as construtoras haviam se comprometido a acelerar o ritmo de obras. Porém, elas seguiram muito lentas. No caso do segundo viaduto do Trevo da Uglione, estão quase paradas.

O Dnit chegou a cogitar novamente romper o contrato com o consórcio do lote 1, responsável pelo trecho entre a Uglione e o Trevo do Castelinho, mas desistiu porque isso implicaria em paralisar totalmente a obra. E pior: seria preciso fazer uma licitação para contratar uma empresa para avaliar o que foi feito e o que ficou faltando. Com base nisso, teria de ser feita nova licitação para contratar outras construtoras para retomar a obra. O temor do Dnit é que isso faria com que a construção ficasse 3 a 4 anos parada.

A partir dessa prorrogação do prazo, um novo cronograma de obras será feito. O Dnit prevê que, a partir de segunda-feira ou dos próximos dias, o consórcio do lote 1 retome os trabalhos no entorno do viaduto da Duque, onde falta colocar uma camada de asfalto e fazer acabamentos. A tendência, diz o Dnit, é que a partir de julho o consórcio retome a construção no trevo da Uglione, recuperando as placas de concreto na trincheira e retomando a obra do 2º viaduto. Nos próximos meses, deve ser retomada a escavação da trincheira (pista abaixo do nível do solo que fará o trânsito no sentido São Sepé-Itaara e vice-versa, sem parada) e a conclusão do pequeno viaduto da rotatória, em cima da trincheira.

 
Enquanto isso, no lote 2, entre a Urlândia e o Arroio Taquara, seguem os trabalhos de construção das passagens inferiores da Urlândia e da Rua Capitão Vasco da Cunha. O Dnit prevê que as obras devem ser concluídas até o final deste ano ou o início de 2024. Também será concluída a passarela do bairro São João.

 
O Dnit informou que reforçou a sinalização entorno do trevo da Uglione. Quanto à iluminação ao longo da Travessia, ela será concluída e religada no final da obra, quando for entregue à prefeitura, que cuidará da manutenção.


Bloqueios parciais no viaduto da Duque a partir de segunda

​Devido a essa retomada das obras, o Dnit alerta para bloqueios parciais na rótula de acesso do viaduto da BR-158 para a Rua Duque de Caxias, a partir de segunda-feira. As intervenções, que devem ocorrer a partir das 10h, são necessárias para adequação do pavimento e nivelamento da rotatória com as vias laterais. 

Estão previstos serviços de terraplenagem e acabamentos. O Dnit diz que os trabalhos serão em duas etapas. Agora, ficará bloqueado o trânsito da Rua Duque de Caxias em direção ao Cerrito. Os condutores poderão fazer o retorno na rótula da Uglione. 


Na 2ª etapa, haverá bloqueio do fluxo de veículos de quem se desloca pela BR-158 (sentido Uglione-Cerrito) e deseja acessar a Rua Duque


O trânsito na parte superior do viaduto não sofrerá alteração.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Gasolina baixa e é vendida a R$ 4,85, mas deve voltar a subir em junho Anterior

Gasolina baixa e é vendida a R$ 4,85, mas deve voltar a subir em junho

Com colheita praticamente concluída, quebra da safra de soja está em 48% Próximo

Com colheita praticamente concluída, quebra da safra de soja está em 48%

Deni Zolin