deni zolin

Anunciada criação de terminal para exportar arroz gaúcho

18.306

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Durante a abertura da Colheita Estadual do Arroz, na sexta-feira, em Capão do Leão, perto de Pelotas, foi assinado um termo para a criação de uma estrutura, em Rio Grande, para tentar ampliar a exportação do produto. Foi tornado público o processo seletivo simplificado para arrendamento transitório do antigo Terminal da Cesa/Rio Grande, que se tornará o Terminal Logístico do Arroz (TLA). Ele tem capacidade para 52 mil toneladas e será dedicado à movimentação e armazenagem do arroz. Ainda não há informações de quando o novo terminal poderá começar a operar.

Parque Industrial recebe melhorias e ganhará rede de drenagem

O documento foi assinado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Superintendência do Porto de Rio Grande, Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e Federação da Agricultura do Estado (Farsul).

A criação desse terminal para exportação é um pedido antigo dos agricultores e é muito importante para ajudar a aumentar as exportações e vender o produto para mais países. Se isso ocorrer, pode ajudar a melhorar os preços pagos aos produtores gaúchos, que é outra queixa histórica do setor arrozeiro.

Como a Região Central tem tradição na produção do grão, esse assunto interessa muitos aos agricultores daqui e tem reflexos na economia regional.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Robô argentino mata ervas daninhas usando laser, sem agrotóxicos Anterior

Robô argentino mata ervas daninhas usando laser, sem agrotóxicos

Parque Industrial recebe melhorias e ganhará rede de drenagem Próximo

Parque Industrial recebe melhorias e ganhará rede de drenagem

Deni Zolin