Antigo Hotel Ravas será demolido e dará lugar a empreendimento no Bairro Dores

Antigo Hotel Ravas será demolido e dará lugar a empreendimento no Bairro Dores

Foto: Beto Albert (Diário)

O prédio de quatro andares que sediou o Hotel Ravas e o restaurante Ravanello será demolido a partir do final de agosto. No terreno que fica em um dos pontos mais movimentados de Santa Maria, na Avenida Dores, quase em frente à Igreja das Dores, a BK Construções vai erguer duas torres de 19 a 20 andares, com mais de 200 apartamentos.

 
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Os nove irmãos da família Ravanello resolveram vender a propriedade em 2019. Segundo um deles, o engenheiro José Mariano Ravanello, veio a pandemia da Covid-19 e provocou uma queda ainda maior no movimento. No final de 2022, o hotel, que tinha 60 apartamentos, acabou sendo fechado, até porque havia dificuldades para adequar o prédio às novas regras de prevenção a incêndio.

 
O restaurante fechou as portas em 2023. A venda do prédio e do terreno de 30 metros de frente por 130 metros de fundo foi intermediada pela Cancian Imóveis.

 
Segundo o sócio e diretor da BK Construções, Bernardo Brondani, a retirada de materiais da parte interna do prédio já iniciou. A partir do fim de agosto, começará a demolição do edifício, que tem seis andares. A previsão é que as vendas dos imóveis na planta comecem no primeiro semestre do ano que vem e que a construção inicie no segundo semestre de 2025, levando três anos para concluir a torre da frente e o boulevard, com espaços para lojas e empresas de serviços. Depois, está previsto fazer a segunda torre, dos fundos.


O que terá

Foto: Beto Albert (Diário)


Ao todo, a estimativa é de construir mais de 200 apartamentos e cinco subsolos de garagens. O nome do empreendimento e os detalhes ainda não foram definidos porque ainda depende de aprovação dos projetos na prefeitura. O projeto prevê áreas de convivência, com piscinas, miniquadra esportiva, academia, espaço kids, praça infantil, salão de festas e terraço com áreas de churrasqueiras e espaços de contemplação.

 
– Serão apartamentos de um, dois e três dormitórios, de padrão de médio a alto, além de alguns estúdios. Vão ser imóveis financiáveis na planta, em até 35 anos, com garantia de término de obra, patrimônio de afetação e seguro de término de obra, para dar tranquilidade e segurança. Embaixo, vai ter boulevard aberto ao público, com lojas, restaurante e empresas serviços que atendam a região – disse Brondani.


A previsão da BK é que até cem empregos diretos serão gerados no auge da obra do novo empreendimento. Atualmente, a BK Construções tem mais de 350 funcionários em 30 obras.


Dois empreendimentos que eram icônicos no Bairro Dores

A família Ravanello tem uma forte ligação com o Bairro Dores, e o local onde funcionavam o Hotel Ravas e o Restaurante Ravanello tem uma longa história. Segundo o engenheiro José Mariano Ravanello, em 1932, seus avôs João Pasqual e Oreste Luiza Ravanello saíram de Nova Palma e compraram uma propriedade na Rua Domingos de Almeida, atual Avenida Dores. No local, ele abriu uma fábrica de banha, que exportava o produto até para São Paulo e Rio de Janeiro por meio da ferrovia com a marca Banha Neve.

 
– Uma tia construiu o Hotel Rossato, em 1953. Meus pais compraram a parte do lado e colocou restaurante. O restaurante sempre foi muito tradicional no bairro. Tinha a missa das 6h na Igreja das Dores e o pessoal saía da missa e das festas dos clubes e vinha no restaurante comer mondongo. Virou Hotel Ravas quando nós, os nove irmãos, compramos o hotel que era dos primos – conta José Mariano.

 
Segundo ele, a decisão de vender os prédios partiu da própria família, que optou por fechar o restaurante e o hotel.


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

deni.zolin@diariosm.com.br

Novela do Clube Caixeiral: decisão sobre realização de assembleia para eleger nova diretoria deve sair nas próximas semanas Anterior

Novela do Clube Caixeiral: decisão sobre realização de assembleia para eleger nova diretoria deve sair nas próximas semanas

Caso Conceitual: Justiça decidirá se prédios da construtora serão vendidos ou concluídos Próximo

Caso Conceitual: Justiça decidirá se prédios da construtora serão vendidos ou concluídos

Deni Zolin