340 apartamentos populares terão obras iniciadas em breve em Santa Maria; saiba como se inscrever

340 apartamentos populares terão obras iniciadas em breve em Santa Maria; saiba como se inscrever

Foto Vinicius Becker, Diário

Terreno onde serão erguidos os dois condomínios com 340 apartamentos fica às margens da Perimetral Dom Ivo.

Um projeto de moradias populares do Minha Casa Minha Vida, anunciado ainda em 2018, vai sair do papel agora no segundo semestre. A proposta original, que era de 500 casas no Km 3, foi modificada. Agora, serão 340 apartamentos em dois condomínios que serão construídos em um terreno às margens da Avenida Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, perto do Arroio Cadena e do trevo com a Rua José Barin (em destaque, no mapa abaixo). Segundo o secretário de Habitação, Wagner Bitencourt, a previsão é de assinar os dois contratos até setembro, com o início das obras. Além desses dois residenciais, a prefeitura também espera encaminhar ainda este ano, junto à Caixa Econômica Federal e a uma construtora, o começo da construção de mais 300 casas populares perto do Cipriano da Rocha, na Zona Oeste. Ao todo, esses 640 imóveis populares terão um investimento de R$ 128 milhões. Ainda é possível se inscrever para concorrer aos sorteios (veja abaixo).


Foragido com pena de 114 anos é recapturado pela Brigada Militar em cidade da região

Acidente com ônibus da UFSM no Vale do Taquari: após novos laudos, inquérito policial é encaminhado novamente ao Ministério Público

34ª Volksfest in Agudo começa nesta quinta

Os 340 apartamentos serão construídos em terreno (no destaque) às margens da Perimetral Dom Ivo, perto do Cadena e da Rua José Barin (acima, no canto direito da foto). Foto Google Maps


– Havia sido pedido 500 unidades habitacionais, mas fomos selecionados com 340. Coube ao município fazer a seleção pública, e foram selecionadas duas empresas: a LM, da região de Venâncio Aires, e a MGM, de Pelotas. Elas executarão os 340 apartamentos, divididos em dois empreendimentos que estão com projetos aprovados dentro do município. Elas estão agora tramitando dentro do processo da Caixa Econômica Federal. Para esses dois contratos, a ideia é assinar em agosto com uma empresa, e em setembro com outra. Tão logo assinados os contratos, vamos dar início a essas duas construções, que devem levar 18 meses para ficarem prontas – diz Bitencourt.


Já para as 300 casas que serão construídas perto do Cipriano, a construtora está com o projeto em análise na prefeitura, com expectativa de iniciar a construção até dezembro.


– A ideia é ainda este ano ter três canteiros de obras em Santa Maria. A habitação não resolve só a questão do direito à moradia, reduzindo o déficit habitacional, mas também movimenta todo o cenário econômico do município, gera contratações e movimenta com empregos diretos e indiretos – diz o secretário.


Os 640 imóveis serão destinados a beneficiários do Aluguel Social, que viviam em áreas de risco classificadas como R4, como no Morro Cechella, e a pessoas de baixa renda inscritas na Secretaria de Habitação para concorrer ao sorteio futuro das moradias. Essas famílias de áreas de risco e parte das demais inscritas no Minha Casa, como usuários do Bolsa Família e BPC, receberão seus imóveis definitivos sem precisar pagar prestações. Para demais famílias do Minha Casa, haverá mensalidades a partir de R$ 80.


Como se inscrever


O cadastro habitacional está aberto. Os interessados devem ir na Secretaria de Habitação, no andar térreo da prefeitura, das 8h ao meio-dia, de segunda a sexta. Para tirar dúvidas dos requisitos para se inscrever, é possível consultar os detalhes no site da prefeitura. Segundo o secretário, os 3 mil já inscritos devem atualizar cadastro na prefeitura quando mudarem de endereço, telefone, renda ou integrantes da família. Caso contrário, quando for feita a seleção, possivelmente em 2026, há risco de a pessoa ficar fora e perder a chance de participar do sorteio dos apartamentos e casas.


– Quando a obra chegar em 50%, temos de encerrar momentaneamente o cadastro para fazer o sorteio. Até lá, dá para se inscrever para se candidatar a um imóvel – lembra Bitencourt.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

[email protected]

Lançada nova licitação para consertar problemas crônicos de rua do centro de Santa Maria Anterior

Lançada nova licitação para consertar problemas crônicos de rua do centro de Santa Maria

Prós e contras: vários detalhes e bastidores da licitação do transporte coletivo de Santa Maria Próximo

Prós e contras: vários detalhes e bastidores da licitação do transporte coletivo de Santa Maria

Deni Zolin