Movimento SOS Agro no RS

O produtor gaúcho segue forte na peleia com o governo federal em busca de solução para situação do agro. Os relatos das perdas e tragédias nos mais diversos setores e tamanhos de propriedades vêm acontecendo desde o início de maio no movimento SOS AGRO RS. Em algumas regiões do estado a situação é desesperadora. E, quase 4 meses depois, a única coisa que temos é a “sensibilidade do governo” e promessas. Nada de medidas que efetivamente ajudem o produtor.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

LUTO PELO AGRO GAÚCHO

Estão sendo intensificadas as ações do SOS AGRO. No final da semana um grande movimento em muitos municípios do estado reuniu vários setores da sociedade, que já começam a ser afetados pela crise. Com apoio da Fecomércio, Fiergs e Federasul, o luto pelo agro é mais uma tentativa para que o governo atenda as reivindicações dos produtores. O pedido é a renegociação das dívidas adquiridas em 3 anos de estiagem e nas enchentes e prazo para que possam reconstruir suas propriedades, ter condições para voltar a produzir e honrarem com seus compromissos.

FIM DA EMERGÊNCIA ZOOSSANITÁRIA NA AVICULTURA NO RS

O decreto pelo MAPA do fim da emergência zoossanitária para a doença de Newcastle no estado, representa mais do que a constatação da contenção do foco da doença em território nacional. Sinaliza a retomada econômica de um setor de grande importância para o agro brasileiro. O país ocupa a primeira colocação mundial em exportação de carne de frango, e está entre os dez maiores produtores de ovos.

RETOMADA DAS EXPORTAÇÕES DE CARNE DE FRANGO EXCLUI O RS

A China voltou a importar carne de frango do Brasil, mas mantém embargo ao RS. O país, que é um dos principais destinos das exportações brasileiras, se juntou ao México e Chile na lista de países que retomaram os embarques após o fim da doença de New Casttle no estado. Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ressaltou a rapidez e transparência com que a situação foi identificada, processada e finalizada pelo MAPA. Fatores que, na avaliação da entidade, contribuíram para que o desembargo ocorresse.

AVICULTURA EM NÚMEROS

Maior exportador de carne de frango do mundo, o Brasil encerrou o ano de 2023 com um total de 5,14 milhões de toneladas, acumulando alta de 6,6% em relação a 2022. O aumento na produção influencia diretamente no mercado de rações. Conforme o Sindirações, a produção de rações teve um avanço de 2%. O consumo per capita ficou em 46kg/hab/ano, 1,8% a mais que 2022. Números que, somando a avicultura e suinocultura, geram cerca de 4 milhões de empregos diretos e indiretos, segundo dados da ABPA.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Boas novas para o futuro da irrigação Anterior

Boas novas para o futuro da irrigação

Paris: reclamações nas Olimpíadas Próximo

Paris: reclamações nas Olimpíadas