Claudemir Pereira

Tem gente do PL muito a fim de tirar Falk da disputa à prefeitura

Tem gente do PL muito a fim de tirar Falk da disputa à prefeitura

Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo/Diário)

O empresário Ewerton Falk é a figura mais importante do Partido Liberal em Santa Maria. Secretário de município desde a primeira gestão do tucano Jorge Pozzobom, atualmente é presidente do Instituto de Planejamento (Iplan). Goza de prestígio na administração, não obstante ter se colocado, já há algum tempo, e com a chancela da direção estadual e municipal do PL como pré-candidato a prefeito em outubro.

 
Mais que isso: até evidências em contrário, somente o pastor Jader Maretoli, com sua legítima ambição, questiona na cidade a condição de pretendente oficial da sigla para a disputa à prefeitura.


 
Esse era o cenário. Não é mais. Embora mantenha apoio da direção local e, sobretudo, do presidente estadual da sigla, Giovani Cherini, que gravou vídeo distribuído e publicado à exaustão nas redes sociais de Falk e do PL local, o fato é que surgem pontos de óbvia contestação.

 
Um deles vem de Bibo Nunes (deputado federal que era primeiro suplente, mas ocupa a vaga após Marlos Santos, o titular, no pós-eleição ter a candidatura indeferida). O parlamentar que, lembra, lá atrás chamou os estudantes da UFSM de “lixo”, produziu também um vídeo, enviado por um opositor de Falk ao colunista.

 
Também se manifestou via imagens gravadas, o deputado Luciano Zucco, que fez duas afirmações que o escriba considera relevantes. Uma é que, não obstante a posição de Cherini, mais pessoas importantes serão ouvidas e nada está definido. Outra é que se está buscando uma alternativa “nova”, diferente, na cidade – numa óbvia objeção ao nome de Ewerton Falk.

 
Sobre essa questão, objetivamente, a coluna apurou que o ex-deputado Giuseppe Riesgo, do Novo, foi convidado a entrar no PL e, pela sigla, concorrer à prefeitura. Este, porém, a exemplo do que já havia acontecido com o PP, que também o queria, prefere continuar onde está – mesmo sem espaço garantido nos debates e escasso tempo de rádio e TV, algo que o PL tem de sobra.



Também recebeu convite, inclusive com a chancela do alto comando bolsonarista no Estado, a vereadora eleita pelo PP, Roberta Leitão. Que estaria propensa a aceitar. Algo a ser conferido, confirmado, desmentido ou negado em março, quando estará aberta a janela que permite a troca de partido sem perda de mandato.

 
Diante disso, como ficará o PL, hoje com seu pré-candidato submetido a bombardeio político? Ninguém sabe. Ainda.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

O “Trocão e Bronca” tem resposta de Givago, ex-presidente da Câmara Anterior

O “Trocão e Bronca” tem resposta de Givago, ex-presidente da Câmara

Atualizações e bastidores na Câmara de Vereadores de Santa Maria Próximo

Atualizações e bastidores na Câmara de Vereadores de Santa Maria