Mais um ano de seca?

A safra 2024/25 até o momento tem se mostrado mais uma vez com baixo volume de chuvas. Em Santa Maria, a última chuva significativa foi na primeira quinzena de dezembro, ou seja, já faz 1 mês que não temos uma chuva em um volume que possa auxiliar as nossas lavouras. Essa situação certamente irá impactar na produtividade das nossas culturas, principalmente na soja.


Projeto 
Sempre que temos esse déficit hídrico voltam as conversas sobre a ampliação do uso de irrigação no Estado. Entretanto, esse é um projeto de longo prazo e que principalmente precisa ter o apoio de todos os envolvidos, afinal é necessário muito esforço e trabalho conjunto para que medidas efetivas possam ser implementadas.


Esforço conjunto
Todavia é de suma importância que seja criado um projeto regional de irrigação e que esse saia do papel o quanto antes. Afinal cada ano que passa e que temos limitações com relação a disponibilidade de água, as consequências são cruéis para nossa economia. Por isso, vamos torcer para que o movimento que vem se iniciando dessa vez consiga êxito nessa jornada.

Cuidados no momento de estresse hídrico
Enquanto não temos medidas efetivas de irrigação, os nossos agricultores precisam buscar as melhores alternativas para enfrentar esse cenário. O principal problema hoje está nas lavouras que foram semeadas no mês de outubro, afinal muitas delas se encontram em período reprodutivo e as perdas já são significativas.

 
Uso de fungicidas
Nessas lavouras que normalmente estariam sendo realizadas as aplicações de fungicidas é necessária uma análise técnica sobre o cenário. Aquelas que receberam chuvas nos últimos dias, devem seguir tendo cuidados para que a ferrugem-asiática não se desenvolva. Todavia, aquelas lavouras que não tem chuva desde a primeira quinzena de dezembro, a condição para o desenvolvimento da doença é muito desfavorável, precisando uma avaliação técnica da necessidade da aplicação de fungicidas.


Monitoramento na lavoura
Nas safras agrícolas com menores índices de chuva, historicamente ocorrem maiores populações de tripes e ácaros. Nessa safra não é diferente, portanto, os agricultores precisam ficar atentos ao aparecimento dessas pragas, afinal esses podem causar ainda mais prejuízos na cultura.


Aplicações
Sendo assim, mesmo que as condições não sejam as ideais para o desenvolvimento da soja, em algumas situações serão necessárias aplicações principalmente com inseticidas para evitar perdas ainda maiores. Além disso, alguns cuidados devem ser tomados no momento dessas aplicações, evitando os horários mais quentes do dia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Adriano Arrué Melo

POR

Adriano Arrué Melo

Mais um ano de seca? Anterior

Mais um ano de seca?

Balanço de 2024 para a UFSM e o CCR Próximo

Balanço de 2024 para a UFSM e o CCR

LEIA MAIS
15/07/2024 14:00
07/10/2024 14:00
15/07/2024 14:00