Balanço de 2024 para a UFSM e o CCR

Nesses últimos dias do ano, temos apenas que agradecer por tudo que passamos e pelas nossas realizações. Não foi um ano fácil para a agricultura gaúcha, todavia, mais uma vez mostramos resiliência e principalmente do que o nosso povo é capaz!


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 


Balanço do ano de 2024
Falando um pouco da nossa querida Universidade Federal de Santa Maria, esse foi um ano de melhora nos rankings de avaliação, o que a consolida cada vez mais como uma referência em ensino, pesquisa e extensão. Bem como o crescimento cada vez maior da inovação dentro da UFSM – o novo parque tecnológico (InovaTec UFSM) passou de 3 para 15 empresas associadas e residentes apenas em 2024.


Agricultura dentro da UFSM
O Centro de Ciências Rurais da UFSM também segue em franco crescimento nos últimos anos. O CCR vem adquirindo novos equipamentos de pesquisa, mas também implementos agrícolas, tais como tratores, colhedoras de parcela, entre outros, que irão auxiliar na geração de conhecimento técnico e científico que pode alavancar a agricultura da nossa região.


Departamento de Defesa Fitossanitária 
Um dos departamentos que mais cresce no CCR é o de Departamento de Defesa Fitossanitária (DFS), que desenvolve pesquisa de ponta em temas de suma importância para a agricultura brasileira. Dentre os professores do departamento estão especialistas respeitados em todo o Brasil em áreas como tecnologia de aplicação, resistência de insetos-praga, manejo de plantas daninhas, entomologia e controle de doenças em plantas.


Importância estratégica
Apenas no DFS nos últimos dois anos foram formados 26 pós-graduandos (mestres e doutores) e mais de 50 orientações de graduação (trabalhos de conclusão de cursos e iniciação científica). O impacto científico é impressionante, uma vez que nesse mesmo período houve mais de 100 publicações científicas com autoria dos servidores do DFS.


Área experimental
Para que essa engrenagem funcione, nos últimos anos, foram feitos investimento significativos na área experimental do departamento. Entre eles, uma casa de vegetação que serve de apoio para que trabalhos com soja, milho, arroz irrigado e até algodão possam ser realizados durante o ano inteiro. Além disso, foi realizada a drenagem completa dos 12 hectares da área, permitindo um melhor aproveitamento da mesma.

Novas parcerias
Recentemente, o DFS-UFSM construiu um novo galpão de máquinas para guardar os seus implementos agrícolas. Todavia, o departamento ainda busca novas parcerias estratégicas para os próximos anos, para que as pesquisas já realizadas possam se expandir e dar cada mais frutos para os agricultores da região e principalmente para toda a sociedade gaúcha. Dessa maneira, a nossa UFSM pode cumprir sua missão de construir e difundir conhecimento, mas sempre comprometida com a formação de pessoas capazes de inovar e contribuir com o desenvolvimento da sociedade, de modo sustentável. Que o ano de 2025 seja de mais realizações na nossa Santa Maria, na querida UFSM e no DFS.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Adriano Arrué Melo

POR

Adriano Arrué Melo

Mais um ano de seca? Anterior

Mais um ano de seca?

Atraso na semeadura do arroz Próximo

Atraso na semeadura do arroz

LEIA MAIS