Importância do setor florestal

A silvicultura brasileira tem batido recordes nos últimos anos. Segundo a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), já são quase 10 milhões de hectares de florestas plantados no país, gerando 2,6 milhões de empregos e uma receita anual de R$ 260 bilhões.



A silvicultura no dia a dia
As utilizações dos produtos florestais no nosso cotidiano, às vezes, passam despercebidos. Essa indústria é responsável por produtos como cadernos, lápis, fraldas, papel, máscara cirúrgica, caixas de papelão, móveis de madeira, pisos laminados e papel higiênico. Dessa maneira, esses produtos são usados diariamente por todos nós.


Crescimento no Estado
O nosso Estado tem cerca de 6% da produção nacional, e quem viaja pelo nosso Rio Grande do Sul, com certeza, já notou o aumento da área de eucalipto. Entretanto, novos investimentos foram realizados no setor que tem tudo para crescer ainda mais nos próximos anos.

Aumento da capacidade produtiva

A empresa chilena CMPC fez um investimento de R$ 2,75 bilhões no Estado nos últimos anos. Foram feitas melhorias e ampliações na fábrica de Guaíba que permitiram aumentar a produção em quase 20% nos próximos anos.


RS+Renda
A CMPC, em parceria com o governo do Estado, lançou o programa de fomento RS+Renda, que tem por objetivo um suporte para os produtores rurais que queiram iniciar o cultivo do eucalipto. A ideia do programa é oferecer orientação e rentabilidade ao profissional do campo.

 
Responsabilidades dos envolvidos
Dentro desse programa, a proposta é de que a empresa fique responsável pelo fornecimento das mudas, pelo suporte técnico na silvicultura, colheita e transporte da madeira. Enquanto que o produtor fica com a obrigação de realizar o plantio e tratos culturais da floresta, bem como a obtenção e manutenção do licenciamento ambiental.


Vantagens para o produtor
As principais vantagens para quem quiser fazer parte do programa são o subsídio financeiro para implantação, o suporte técnico para o cultivo durante todo o ciclo da cultura, a possibilidade de antecipação anual de pagamento e a garantia de compra da madeira. Dessa maneira, essa é uma excelente oportunidade para quem tem interesse em entrar no setor florestal.


Municípios que podem participar
Embora Santa Maria não esteja na lista de municípios, outras cidades da região, tais como Cacequi, Dilermando de Aguiar e São Sepé fazem parte do programa. Sendo assim, as oportunidades de participar desse importante setor do agronegócio brasileiro existem e devem ser levadas em consideração pelos produtores gaúchos, afinal, são uma possibilidade real de aumento e diversificação de renda no campo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Adriano Arrué Melo

POR

Adriano Arrué Melo

Importância do setor florestal Anterior

Importância do setor florestal

Maior safra de soja da história da Região Central Próximo

Maior safra de soja da história da Região Central