Foto: Eduardo Ramos (Arquivo/Diário)
A cultura do milho no Rio Grande do Sul tem sofrido com o ataque de cigarrinhas. Esses insetos-praga afetam a cultura, provocando diversas perdas para o agricultor. Infelizmente, as notícias não são boas, pois recentemente no nosso Estado foi encontrada uma nova espécie, conhecida popularmente como cigarrinha africana (Leptodelphax maculigera).
Identificação da ocorrência da nova espécie
A ocorrência dessa espécie já havia sido relatada em Goiás. Entretanto, recentemente o entomologista e pesquisador da CCGL, o Dr. Glauber Renato Stürmer, egresso da nossa UFSM, foi o responsável pelo primeiro relato do seu aparecimento no Rio Grande do Sul.
Como ocorreu a identificação
A identificação do inseto ocorreu em cartelas adesivas que são utilizadas para o monitoramento de pragas. Essa armadilha estava localizada na estação experimental da CCGL no município de Cruz Alta e indica que o inseto já pode estar distribuído em outras regiões do nosso Estado.
Cuidado com cigarrinhas no milho
O aparecimento dessa nova espécie de cigarrinha somente aumenta ainda mais o alerta com essa importante praga do milho. Fato esse que se agrava, pois estamos às vésperas da implementação da cultura e as populações estão quase três vezes maiores que ano passado. Portanto, é extremamente importante que os agricultores busquem auxílio para definir o melhor manejo para essa praga.
Opinião do especialista
O entomologista Glauber é um dos maiores especialista no tema no estado e no Brasil, por isso, conversei com ele sobre alguns dos cuidados que podem ser tomados para evitar prejuízos. Abaixo relato os principais pontos que foram ressaltados por ele.
Escolha do milho
A escolha do material genético que será cultivado na safra é um dos principais pontos que devem ser levados em consideração. Já se tem dados de pesquisa sobre o comportamento de vários materiais, inclusive com algumas indicações para situações de maior e menor população.
Importância do monitoramento
A identificação e quantificação da ocorrência dessa praga é fundamental para o sucesso do seu controle. Portanto, a instalação de armadilhas com cartelas adesivas, pode ser uma alternativa viável para os agricultores monitorarem suas áreas, visando a definição do seu controle quando necessário.
Medidas de controle
Quando da necessidade de aplicação, a definição de qual inseticida deve ser usado é uma atribuição do Engenheiro Agrônomo. Um dos aspectos que o técnico precisa ficar atento é a rotação entre os produtos, evitando repetir aplicações do mesmo produto. Outro ponto importante é a maneira como esse produto será aplicado, nesse sentido nosso grupo de pesquisa tem realizado ensaios em conjunto com o pesquisador da CCGL, buscando respostas de qual a melhor tecnologia de aplicação para cigarrinhas em milho.