
Foto: Mateus Ferreira
Foi assinado o contrato de locação para a implantação da unidade do Tudo Fácil em Santa Maria. O documento foi oficializado, na quarta (24), por representantes do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, e contou com a presença de representantes do Município de Santa Maria e do Vitta Center, onde a unidade será instalada.
A unidade do Tudo Fácil em Santa Maria estará localizada na Rua Pinheiro Machado, número 2366, em frente ao Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. No local, a Central de Serviços ao Cidadão irá oferecer mais de 90 serviços presenciais de diferentes órgãos públicos e privados – como Instituto Geral de Perícias (IGP), DetranRS, IPE Prev, IPE Saúde e Corsan, dentre outros. O espaço estará aberto ao público a partir do mês de agosto, conforme estimativa da prefeitura do governo do Estado.
Segundo o secretário adjunto de Planejamento, Governança e Gestão do Estado, Bruno Silveira. A unidade em Santa Maria já era um desejo antigo por parte do governo.
- A gente fez todo um estudo de mercado, então definimos a cidade de Santa Maria e este local aqui, no centro da cidade. Aqui teremos serviços de diversos órgãos estaduais, concentrados em um único endereço. Com o funcionamento da unidade aqui, vamos trazer agilidade e acabar com a burocracia. Com a assinatura do contrato hoje, pretendemos inaugurar a unidade em Agosto, e contar com a presença do Governador Eduardo Leite no dia que iniciar os primeiros atendimentos – disse o Secretário Adjunto da pasta de Planejamento, Bruno Silveira.
A escolha de uma unidade do Tudo Fácil em Santa Maria dá continuidade à estratégia do governo, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), de instalar as unidades do Tudo Fácil junto a centros comerciais de grande circulação das cidades. No futuro, está nos planos do governo inaugurar mais unidades pelo Estado.
O secretário de Desenvolvimento Social de Santa Maria, Leonardo Kurtz, explicou como a unidade do Tudo Fácil vai facilitar a comunidade local, que, em muitos casos, precisa ir em mais de um endereço para solucionar demandas e solicitar serviços.
- A secretaria trabalhou para facilitar a vida do cidadão de Santa Maria, que é nosso usuário de diversos serviços, como o centro de referência de assistência social, assistência da mulher. Em muitos casos, as pessoas buscavam atendimentos em horários como no intervalo de almoço, e precisavam ir em mais de um endereço. Agora, tudo vai estar concentrado em um único espaço, aqui ele vai ter todo tipo de serviço, e com praticidade e sem burocracia.
A cerimônia contou com a presença do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, do vice-prefeito Rodrigo Décimo, do secretário estadual de Assistência Social, Beto Fantinel, do secretário estadual adjunto de Planejamento, Governança e Gestão, Bruno Silveira, da diretora-geral do Instituto-Geral de Perícias, Marguet Inês Hoffmann Mittmann, e do presidente do conselho do Vitta Mall, Giancarlo Castagna.
Tudo Fácil
Com 25 anos de atividades no Rio Grande do Sul, o Tudo Fácil teve sua primeira unidade inaugurada em Porto Alegre em 1º julho de 1998. Além das três sedes e do espaço de autoatendimento situado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na capital, a Central de Serviços ao Cidadão conta ainda com unidades nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande. Agora, com a unidade em Santa Maria, serão nove unidades estaduais com o serviço disponível.