infraestrutura

Asfalto que liga Santa Maria a São Martinho da Serra fica só na promessa

José Mauro Batista

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Moradores de São Martinho, como Ribeiro (de moto), não acreditam mais nas promessas

O agricultor José dos Reis, 65 anos, morador de Santo Antão, distrito de Santa Maria, conta que, há uma década, apostou com um amigo que o asfalto da ERS-516, conhecida como Estrada de São Martinho da Serra, não sairia do papel. O tempo passou, e nada do asfalto, e ele ganhou 10 quilos de farelo que havia apostado. Brincadeiras à parte, a comunidade aguarda há anos pelo asfaltamento de 17,5 quilômetros da via que liga o município a Santa Maria. 

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Alvo de promessas de governos estaduais ao longos dos anos, a reivindicação ficou nos projetos. Um dos entraves seria uma divergência sobre o traçado dos 17,5 quilômetros de extensão da via, que tem parte de chão batido e parte de calçamento. Elaborado em 1998, no governo Antônio Britto (PMDB), esse traçado excluiu algumas localidades, como Santa Terezinha.

- Fui leiteiro por mais de 20 anos em Água Negra e já ouvia falar em asfalto. Vi muito carro furando pneu - conta. 

São anos de anúncios que deixaram moradores e usuários na expectativa. O Diário levantou pelo menos quatro dessas promessas, desde 1998, quando Britto, então candidato à reeleição, prometeu a nova estrada e chegou a abrir licitação. Britto perdeu a disputa eleitoral, e o projeto foi suspenso.

Passaram-se cinco governos e nada do asfaltamento. Em 2014, a empresa Andraus chegou a ser anunciada para fazer a obra com um novo trajeto, que previa um desvio de dois quilômetros por área de mata. Para que as máquinas começassem a trabalhar, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) dependia de licença ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para autorizar o serviço.

- Essa estrada é horrível, principalmente em dia de chuva. E, quando não tem chuva, é muita poeira - diz o agricultor Antonio Reis, 59 anos, que há três décadas mora no distrito de Santo Antão, no limite entre Santa Maria e São Martinho.

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Assim como Reis, outros moradores e usuários não acreditam que o asfalto se torne realidade. O agricultor José Ribeiro, 49 anos, morador de Água Negra, em São Martinho, percorre a estrada de chão há 22 anos. Ele já perdeu as contas de prejuízos com danos em veículos.

- Já cortei os pneus da moto, mais de uma vez - conta.

PROJETO TRAVADO
A agricultora Janilde Siqueira de Souza, 52 anos, de Santo Antão, conta que há uma curva, no limite entre São Martinho e Santa Maria em que há muitos capotamentos, pelas condições da via e pela falta de iluminação.

Em março de 2012, o governo Tarso Genro (PT) garantiu que o asfalto sairia em 2013. Porém, mais uma vez, o anúncio ficou só nas intenções. Por meio de sua assessoria, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que foi líder do governo, diz que o parlamentar participou de diversas reuniões no Daer "para tentar destravar o projeto e que ele continua à disposição para para ajudar na cobrança".

Ainda conforme a assessoria, Valdeci apresentou duas emendas, de R$ 1 milhão, cada, em 2015 e em 2017, para financiar a obra de pavimentação asfáltica. No entanto, nenhuma das propostas de recursos foi aprovada pela Assembleia Legislativa. 

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HISTÓRICO DE PROMESSAS 
Confira algumas promessas envolvendo o asfaltamento da ERS-516 ao longo de duas décadas:

1998

  • Em plena campanha pela reeleição, o então governador Antônio Britto (PMDB) lança edital de licitação para asfaltamento da estrada de São Martinho
  • Britto perde a eleição para Olívio Dutra (PT) e desiste da obra 

2012

  • Em março, o governo Tarso Genro (PT) garante ao prefeito Gilson Almeida (PP), e a vereadores, a inclusão da estrada de São Martinho no pacote de obras para 2013 

2013

  • Em setembro, o governo do Estado anuncia que, até 2014, investirá R$ 2,6 bilhões nas estradas gaúchas, com dinheiro do Banco Mundial (Bird), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e recursos próprios
  • A ligação entre Santa Maria e São Martinho da Serra está na lista das estradas que seriam asfaltadas 

2016 

  • Em outubro, uma comitiva de lideranças de São Martinho leva ao governo do Estado pedido de recapeamento emergencial e de asfaltamento, mas o secretário de Transportes da época, Pedro Westphalen, diz, em um primeiro momento, que faria um estudo do caso. Depois, o secretário afirma que o Estado não tinha recursos para asfaltar a estrada

A ESTRADA

  • A ERS-516 é uma rodovia regional que liga Santa Maria e São Martinho da Serra
  • O trecho a ser asfaltado tem 17,3 quilômetros
  • A estrada tem uma parte de chão batido, que vai da ponte da Caturrita, em Santa Maria, até a placa que identifica o limite com São Martinho da Serra. Até esse ponto são 7,5 quilômetros, que se percorre em 10 minutos
  • Uma parte da estrada é de calçamento de pedra
  • É considerada fundamental para desenvolver a economia turística na Região Central
  • Moradores reivindicam o asfalto há cerca de 50 anos
  • Em um dos projetos de pavimentação, a comunidade de Santa Terezinha, onde vivem cerca de 50 famílias, ficou fora do traçado originalmente previsto, gerando descontentamento

O QUE DIZEM

Prefeitura de São Martinho da Serra:
"Vamos levar ao novo governador uma proposta que levamos para a administração passada e não tivemos êxito. Vamos propor que nos paguem convênio para manter a estrada. Já o asfaltamento está bem difícil porque o Estado alega que não tem como fazer empréstimos. Em 1998, a obra foi licitada, e a empresa Andraus venceu. Depois, a empresa faliu. E tinha, ainda, a questão ambiental e um impasse envolvendo a comunidade de Santa Terezinha. "
Gilson Almeida (PP), prefeito de São Martinho da Serra, que está no seu terceiro mandato 

Governo do Estado :
"O Daer, a Secretaria de Logística e Transportes e o governo do Estado estão realizando um amplo levantamento técnico e financeiro de todos os contratos de obras rodoviárias na malha estadual. A previsão é que, em aproximadamente em um mês, tenha-se um relatório completo das obras, com o objetivo de identificar as que reúnem as condições mais apropriadas para serem concluídas. De momento, adiantamos que a diretriz do governo é não iniciar novas obras até que se conclua aquelas que já estão em execução. Tal determinação tem como premissa evitar o desgaste e, consequentemente desperdício, de material utilizado nos trabalhos já realizados nas rodovias."
Assessoria de Imprensa do Daer 

AM Centro
"Essas pautas de estradas, e não somente da estrada de São Martinho, sempre são pertinentes e continuam em debate na entidade. Vamos ter uma agenda com o governo do Estado, em fevereiro, para tratar de estradas da região, como as ligações a Quevedos, a Jari e a de São Martinho da Serra" 
Paulo Salerno (MDB), prefeito de Restinga Sêca e presidente da Associação de Municípios da Região Centro 

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