em santiago

Escola que esteve prestes a fechar é finalista de prêmio de educação

da redação


Foto: Márcio Brasil (Prefeitura de Santiago)
Alunos da escola Sebastião Colpo desenvolveram um projeto sustentável

A Escola Municipal Sebastião Colpo está em festa. O projeto de sustentabilidade desenvolvido na escola é um dos três finalistas da premiação "Fala, Professor 2018", que premia as boas práticas para a melhoria da aprendizagem dos alunos do ensino fundamental. 

URI Santiago abre inscrições para professor de Medicina Veterinária

Com a iniciativa "Projeto Ser: Sustentabilidade e Energia Renovável", os estudantes da Sebastião Colpo trabalharam o reaproveitamento da água, criaram uma horta para os alunos terem contato com a terra e ainda desenvolveram um aplicativo para controlar a irrigação da horta. De acordo com a diretora Márcia Menezes, o objetivo era criar uma ação concreta de sustentabilidade na escola.

- Lançamos o desafio na escola. Chamamos os alunos que queriam participar de um projeto sustentável e montamos uma turma no turno inverso da aula. Trinta alunos se interessaram e começamos a pensar nas possibilidades. Acabamos reunindo três ações numa só: o reaproveitamento da água, a horta e o aplicativo, já que os estudantes são muito ligados em tecnologia - conta Márcia, que revela ainda que os recursos foram obtidos com a venda de uma rifa e ajuda de parceiros da cidade.

Edital prevê 57 vagas pelo Mais Médicos para Santa Maria e região

Há 6 anos, porém, a realidade era bem diferente na escola. Com apenas 147 alunos, chegou a cogitar-se o fechamento da escola. O então prefeito conversou com a diretora sobre a necessidade de cortar gastos e, como o número de alunos era considerado baixo, não havia por que manter a escola funcionando. Com o apoio dos pais e alunos, a escola se reergueu e, hoje, conta com 368 alunos matriculados. De acordo com a diretora Márcia, mais 120 já estão inscritos para o próximo ano.

- Foi um período bem difícil. Trouxemos os pais para dentro de escola e a fortalecemos. Hoje, tem gente de outros bairros vindo estudar aqui. Entre as escolas municipais e estaduais de Santiago, tivemos o melhor Ideb do último ano e agora essa indicação para o prêmio, é tudo motivo de muito orgulho para nós - destaca a diretora.

O resultado final será anunciado no dia 6 de dezembro. A escola vencedora ganhará R$ 10 mil para investir em sua estrutura. Já o professor que vencer ganhará uma viagem para um resort na Bahia, mais R$ 2 mil em dinheiro.


Foto: Márcio Brasil (Prefeitura de Santiago)

O PROJETO
Com uso de paineis de energia solar, os alunos dos Anos Finais desenvolveram um projeto de captação e aproveitamento de água da chuva. São mais de 4 mil litros em três caixas d'água que são usados para limpeza na escola. A escola eliminou qualquer desperdício de água e a reaproveita o que sai dos ar condicionados e o excedente dos bebedouros. 

Pesquisadores descobrem nova espécie de dinossauro na região

A água também abastece um sistema de irrigação de uma horta em tubos de PVC. E é aqui que está a inovação: a irrigação das plantas é comandada por meio de um aplicativo de celular. Conforme Márcia, um sensor avisa quando a terra está precisando de água e dispara no aplicativo. E os alunos comandam o sistema de irrigação pelo celular, de onde estiverem. 

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Filme 'Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald' chega ao cinema de Santiago Anterior

Filme 'Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald' chega ao cinema de Santiago

Diário apresenta projeto de integração com cidades da região Próximo

Diário apresenta projeto de integração com cidades da região

santiago