caçapava

Últimos dias para aproveitar a Feira do Livro

A 29ª edição da Feira do Livro de Caçapava do Sul chega ao seu último final de semana. O evento literário iniciou no dia 17 de maio e, durante mais de uma semana, movimenta o Salão Paroquial da cidade com 11 estandes e diversas opções de livros. 

Neste ano, a Feira é dedicada aos 100 anos do Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro e tem como patrono o músico tradicionalista Gujo Teixeira. O evento trouxe diversos escritores, proporcionou oficinas, bate-papo com escritores e apresentações artísticas.

ESCOLA CENTENÁRIA

A escola Dinarte Ribeiro estava, inicialmente, situada na esquina da Rua Júlio de Castilhos com a Rua General Osório. Em 1919, o governo de Estado criava o Grupo Escolar que tinha por objetivo reunir as quatro "aulas isoladas" existentes na cidade, ministradas pelas professoras Valdemarina Pinto Nedeiro, Eugênia Silveira Alves, Januária Carvalho Leal e do Professor Américo Saldanha de Morais.

Com o centenário da Revolução Farroupilha, em 1935, Caçapava do Sul recebeu do governo algumas obras e edifícios. A principal delas é o majestoso edifício ao lado da Praça da Matriz, destinado ao funcionamento da escola que, segundo o decreto 6.072, assinado em 2 de outubro de 1935, recebeu este colégio o nome de Dinarte Ribeiro. 

Dinarte José Pereira Ribeiro nasceu em Caçapava do Sul a 21 de abril de 1854. Era filho de João Carlos Ribeiro e Dona Maria Rodrigues Ribeiro. Ingressou na vida pública, assumindo, incialmente a chefia da Estação Telegráfica em sua terra natal. Participou da campanha a favor da propaganda republicana. Com isso, sofreu perseguição política e em 1888 recebeu como castigo a ordem de transferência para Passo Fundo. Rebelando-se contra o que considerou arbitrariedade, demitiu-se.

Após a proclamação da República, Dinarte Ribeiro conquistou maior espeço político e transfere-se para Porto Alegre, assumindo, em dezembro de 1889 a função de Diretor de Estatística. Em 1892, assumiu as funções de Diretor Geral da Instrução Pública do Estado. 

Um ano depois, deu início a sua vida jornalística, defendendo suas posições em favor da liberdade de expressão, atuando como oposição ao governo Júlio de Castilhos, escrevendo para o jornal O Rio Grande. Com o início da Revolução Federalista de 1893, Dinarte Ribeiro foi preso. Após conseguir escapar da prisão, fugiu para a Argentina. Em 1910 voltou ao Brasil e foi nomeado Secretário do Arsenal de Guerra, exercendo este cargo até 1919, quando veio falecer.

PROGRAMAÇÃO
29ª Feira do Livro de Caçapava do Sul termina neste domingo

Sábado

z 16h - Abertura da Feira

z 16h30min - Apresentações: academia de danças folclóricas do Grupo de Arte Nativa "Os Chimangos"; Coral Vivência, com regência de Gerson Núbias; Arthur Fagundes da Paixão

z 17h30min - Escritores homenageados: Alcy Cheuiche, Ariane Severo, Bruno Emílio Moraes, Bruno Freitas da Silva, Rogério Marques Silva; Edison Aran Nunes Krusser, Elaine dos Santos e Severino Moreira).

z 19h - Apresentação da Banda Municipal Dr. Cyro Carlos de Melo

z 19h30min - Apresentação musical de Duda Brito e convidados

z 22h - Fechamento dos estandes

Domingo

z 12h - Almoço festivo "Homens na Cozinha", na AABB, promovido pelo Lions Clube

z 16h - Abertura da Feira 

z 16h30min - Grupo de dança Movimento Livre, de Lavras do Sul, coordenado pela professora Marina Contti Tunholi de Souza

z 17h30min - Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) apresenta o "Som de Crew, Breaking e Rap", coordenado por Manfred Uberon da Silva Chaves.

z 22h - Fechamento dos estandes e encerramento da 29.ª Feira do Livro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura de Santiago lança campanha do agasalho Anterior

Prefeitura de Santiago lança campanha do agasalho

Acidente entre caminhão e carro deixa passageira ferida em Santiago Próximo

Acidente entre caminhão e carro deixa passageira ferida em Santiago

santiago