
Foto: Miguel Monte (Prefeitura de Jaguari)
Autoridades de Jaguari discutem novo projeto
Um novo modelo educacional, criado na Finlândia, país nórdico do Norte da Europa, está servindo de referência para prefeituras do Vale do Jaguari.
Implantado pela Agência de Desenvolvimento de Santiago, o projeto "Escola do Futuro" tem como objetivo formar empreendedores e cidadãos criativos e proativos em todos os segmentos. Jaguari é uma das cidades que se interessou pela proposta, que está sendo ampliada para toda a região.
O prefeito Beto Turchiello (MDB), a secretária de Educação, Dúnia Sonza, e a diretora da Escola de Educação Infantil Tia Mana, Denise Minuzzi, já começaram tratativas com Herton Couceiro, da Agência de Desenvolvimento do município vizinho, para viabilizar a iniciativa.
Desde o ano passado, quando o projeto foi implantado, Santiago começou a capacitar profissionais para desenvolver as chamadas metodologias ativas, tendo como parceiros a prefeitura, a Universidade Regional Integrada (URI) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
- Em janeiro deste ano, estabelecemos a ampliação do programa. Agora, os municípios da região têm a oportunidade de fazer com que o projeto se consolide e atinja seu maior objetivo, que é estimular as instituições para aplicar metodologias inovadoras - explica Couceiro.
Colheita avança e produtores planejam safra de inverno no Estado
Além de Jaguari, os municípios de São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Capão do Cipó, Mata, Unistalda, Manoel Viana e Santa Maria também demonstraram interesse em conhecer esse novo paradigma de ensino, já aplicado em Santiago e que já rendeu premiação.
A experiência finlandesa anima os idealizadores da proposta no Vale do Jaguari, que acreditam no potencial do programa para desenvolver as cidades a partir da melhoria, também, da qualidade de vida.
A Finlândia, atualmente, é considerada a nação mais feliz do mundo, conforme um índice conhecido como Relatório Mundial da Felicidade (World Happiness Report, em inglês), criado e medido pelo Instituto Gallup, empresa de pesquisa de opinião criada nos Estados Unidos em 1930.
*Com informações das prefeituras de Santiago e Jaguari e da Agência de Desenvolvimento de Santiago
COMO É O PROJETO
- A Escola Saunalahti, que fica na cidade finlandesa de Espoo, construiu um prédio planejado, em todos os detalhes, para abrigar melhor, e de maneira mais abrangente, um novo tipo de educação
- O design desse modelo de escola é bem diferente dos prédios tradicionais, com salas de aula convencionais. A edificação tem, além de salas, clube, teatro, restaurante, biblioteca, ginásio de esportes e outros atrativos
- Os estudantes podem escolher onde sentar e são incentivados a participar das aulas por meio de grupos de trabalho
- As poltronas são reguláveis, confortáveis e adaptadas para o uso de computadores, que substituem as lousas e são conectadas a uma rede própria
- O novo design de escola também prevê áreas de lazer, como parques, que servem para a prática de esportes e se transformam em local de encontro para os moradores do bairro após o encerramento do horário escolar
- O ambiente escolar é bem arborizado e limpo, criando uma atmosfera favorável ao aprendizado