jaguari

Monumento do Obelisco tem estrutura restaurada

18.398

Foto: Prefeitura Municipal de Jaguari
Alvo de vandalismo e de ações do tempo, ponto turístico é um dos locais revitalizados no aniversário da Cidade das Belezas Naturais

O Monumento do Obelisco, ponto turístico de Jaguari, passa por reparos há duas semana. A obra inclui concretagem, reboco, pintura e instalação de refletores de LED com placa solar.

A reforma do monumento, erguido há 98 anos, foi necessária devido a estragos provocados por ações climáticas, mas, principalmente, por vandalismo, conforme informações da prefeitura. A pintura foi finalizada na sexta-feira, após duas semanas do início da obra. Faltam, ainda, as instalações de lâmpadas de LED.

O monumento fica no ponto mais alto da cidade, no pico do Morro do Obelisco, a 100 metros de altura, e proporciona uma vista privilegiada do município e do Rio Jaguari. Para chegar, são aproximadamente, 400 metros de trilha, cerca de 20 minutos de caminhada em meio à natureza, uma boa opção de aventura e oportunidade para avistar as belezas naturais.

O Obelisco foi inaugurado em julho de 1922, em homenagem ao primeiro centenário da Independência do Brasil. Esta é a segunda restauração do ponto turístico. A primeira, em 1998, ocorreu em parceria entre prefeitura e escolas do município.

CENTENÁRIO
A revitalização do monumento faz parte de uma série de reparos a pontos de destaque da cidade, realizados, neste ano, em comemoração aos 100 anos do município.

- Aguardávamos as comemorações do centenário do município, no entanto, precisamos cancelar as programações. Essas e outras reformas contribuem com a celebração deste marco. Além disso, é importante que a nova geração conheça nossa história - comenta o prefeito, Roberto Carlos Boff Turchiello (MDB).

O Obelisco faz parte da memória de Jaguari.

Entre as outras reformas, foram revitalizados outras estruturas, como o Monumento do Agricultor, a Praça do Colono e o Estádio dos Eucaliptos, onde foram investidos R$ 500 mil.

A reabertura do estádio, também centenário, foi adiada em função das medidas de restrições referentes à pandemia da Covid-19.

Estão sendo iniciados, também, reparos no Museu Municipal e na Casa de Cultura, na antiga Escola Municipal São José, que passa por recuperação de espaços.

Além desses, aguarda-se a finalização do processo licitatório referente à reforma do Balneário Municipal Fernando Schiling.

*Colaborou Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Em Jaguari, casas atingidas pelo granizo recebem ajuda

Próximo

Jaguari completa 100 anos neste domingo

jaguari