de olho no céu

Eclipse solar pode ser visto em Santa Maria e região hoje. Saiba como assistir

da redação


Foto: Observatório BioAstronômico Cosmos

Nesta terça, Sol, Lua e Terra vão se alinhar resultando em um eclipse solar. O fenômeno poderá ser visto em sua totalidade em faixas no Chile e Argentina. No Brasil, algumas regiões poderão observar de 9% a 60% do eclipse, excluindo o Nordeste, onde o sol já estará se pondo na hora do fenômeno. Na região de Santa Maria, a tendência é que o fenômeno seja visto com 50% da sua totalidade.

Conforme o diretor do Observatório BioAstronômico Cosmos, em Itaara, Hernán Mostajo, a previsão é de que o eclipse solar comece a ser observado por volta das 16h47min e vá até as 17h30min. O dia irá virar noite para as regiões em que o eclipse terá 100% de visibilidade por cerca de dois minutos. Mostajo alerta que é não se deve olhar diretamente para o Sol porque a superfície dele é tão brilhante que pode danificar as células da retina dos olho.

Moradores de 28 municípios da região têm reajuste na tarifa da Corsan

O Observatório, em Itaara, vai receber cerca de 60 crianças de uma escola de Porto Alegre no horário do eclipse. Segundo Mostajo, caso o tempo não esteja instável, com muitas nuvens, a ideia é levar os estudantes para observarem o fenômeno com óculos especiais.

- Se fosse ontem, não seria possível observar, por causa do tempo ruim. Mas hoje o tempo deve limpar e acho que vai ser possível observar o eclipse. Vamos disponibilizar óculos com filtros especiais, da marca Rainbow Symphony, trazidos dos Estados Unidos. Com esse equipamento, os olhos são protegidos de 100% dos raios ultravioleta e 99% da luz visível intensa  - destaca.

Prefeitura de Quevedos abre inscrições para concurso com oito vagas

Como estará recebendo um grupo grande de crianças, em visita que já estava agendada, Mostajo não abrirá o Observatório para curiosos que queiram ver o fenômeno. Em janeiro do ano passado, ele chegou a ir até o Calçadão de Santa Maria para emprestar óculos especiais a quem quisesse ver um eclipse que aconteceu na época. 

COMO OBSERVAR O ECLIPSE?
Aos que vão acompanhar ao vivo é crucial que se utilizem de lentes adequadas. Especialistas ressaltam que óculos escuros tradicionais, chapas de raio-x, negativo de filmes antigos, câmeras digitais e vidros escuros prejudicam a visão se usados para observar o fenômeno, por isso, devem ser evitados. Mesmo com óculos especiais, como os usados no Observatório de Itaara, não é indicado observar o eclipse diretamente por mais de 2 minutos. 

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Física da UFSM promove uma atividade para acompanhar o eclipse solar parcial. Será na Praça Saldanha Marinho, centro de Santa Maria, a partir das 16h30min. O grupo orienta que as pessoas interessadas em acompanhar o fenômeno tragam uma proteção ocular adequada, se não tiver óculos especial, pode ser uma placa de máscara de soldador de filtro 14. 

Pela internet, será possível acompanhar as transmissões pelos sites do European Southern Observatory ou do museu Exploratorium, que serão alimentados com imagens do fenômeno. O canal no YouTube do TimeAndDate.com também transmitirá o fato, a partir das 16h. 

Um eclipse solar acontece, em média, uma vez a cada 18 meses, mas sempre em regiões distintas. Cientistas acreditam que um eclipse solar completo poderá ser observado no Brasil apenas em 2045. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: exposição do Museu de Itaara contará os 50 anos da ida do homem à Lua

Próximo

VÍDEO + FOTOS: exposição do Museu de Ufologia conta os 50 anos da ida do homem à lua

itaara