evento

1ª edição do Brique de Itaara ocorre neste domingo em frente ao Oásis

José Mauro Batista

Uma ideia que nasceu na Vila Belga, em Santa Maria, há quatro anos, chega a Itaara. No próximo domingo, das 17h às 21h, o município vizinho vai sediar o 1º Brique de Itaara, no terreno em frente ao Parque Oásis. Inspirado no Brique da Vila Belga, o evento terá produtos artesanais à venda, antiguidades, livros, produtos coloniais, brechós, lanches e diversos itens de cultura.

- Ali (Oásis) naquele local tem sombra, e o Parque Oásis está na memória das pessoas. Aqui, o Brique da Vila Belga trabalha a questão da memória de Santa Maria e isso é importante. Esperamos que o evento tenha a mesma repercussão que aqui - afirmou Carlos Alberto da Cunha Flores, o Kalu, um dos idealizadores do Brique da Vila Belga.


A primeira edição ganhou uma evento no Facebook e está sendo divulgada nas redes sociais pelos organizadores, entre eles o Kalu e o publicitário Rogério Rocha Lobato, professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A iniciativa ganhou o apoio imediato da prefeitura de Itaara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural, da Emater e da comunidade do município. Segundo o secretário Vitor Lopes de Sá, que responde pela pasta de Desenvolvimento, já há em torno de 45 expositores inscritos para a primeira edição do evento: 20 da Vila Belga e 25 de Itaara.

O Brique de Itaara será realizado mensalmente, sempre no segundo domingo do mês, para não coincidir com o Brique da Vila Belga, que ocorre no primeiro e no terceiro domingos de cada mês. Segundo Kalu, o Brique da Vila Belga retorna em 17 de março neste ano.

- Nós pensávamos na criação de uma feira, de um pulgão, algo nesse estilo. Aí, fomos procurados por empresários e pelo próprio Kalu. A ideia surgiu muito rápida, há 12 dias. Fizemos a toque de caixa para aproveitarmos nossa época de veraneio - explica o secretário.

ATRAÇÕES
Além dos produtos para comercialização, o Brique de Itaara também terá uma programação cultural, como acontece no Brique da Vila Belga. Já estão confirmados shows com o DJ Léo Fleck, Rogério Rocha Lobato (voz e violão) e o espetáculo Clowncando, com a Cia Repertório Clowncando.

Outra atração da programação de domingo é a oficina de origami (arte de dar forma a seres e objetos com papel dobrado) com Kalu Flores. A expectativa do secretário Vitor de Sá é que o 1º Brique de Itaara leve de 2 mil a 3 mil pessoas ao município vizinho.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Caminhão tomba em Itaara, e trânsito na BR-158 fica lento

Próximo

Museu de Ufologia de Itaara terá visitação noturna

itaara