
Foto: Divulgação/Corsan
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou que segue em 82% o abastecimento de água em Santa Maria nesta quarta-feira (8). O percentual foi alcançado na terça-feira (7). O aumento em relação aos dias anteriores foi possível por conta da instalação de bombas emergenciais que trabalham submersas para bombear a água do Rio Ibicuí até a estação de tratamento, sem depender da tubulação que foi rompida. A regularização do abastecimento total ainda depende do conserto das três tubulações que se romperam na última terça-feira (30) devido à cheia do rio.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Segundo o superintendente da Corsan Região Centro, João Corim, o percentual divulgado diariamente pela empresa representa a quantidade de água que está sendo tratada na estação. Uma equipe de 35 profissionais segue trabalhando no conserto de três tubulações para que seja possível garantir o fornecimento de água em toda a cidade. Além disso, a Corsan monitora a possibilidade de chuva prevista para esta quarta:
– Se não alagar todo o leito do rio ou não causar riscos à segurança, nós vamos continuar trabalhando. Porém, se chegar a um volume exagerado, como ocorreu na semana passada, aí é uma questão que não temos controle e não é possível prever.
- Meteorologista alerta para chuvas intensas no final de semana; Defesa Civil orienta que pessoas deixem áreas de risco
- Árvore cai em rua do Centro e atinge estabelecimento comercial
*As regiões mais altas desses bairros devem demorar mais tempo para receber a água devido à pressão.
A Companhia alerta que, em alguns locais, a água pode estar com a coloração alterada depois que as redes ficaram ressecadas com a interrupção do abastecimento. Essa mudança é causada pelo desprendimento de partículas das paredes das tubulações, e a Companhia está fazendo expurgo nas canalizações para que a coloração da água volte ao normal.
Caminhões-pipas
Para auxiliar no abastecimento da cidade, a Corsan mantém 11 caminhões-pipas atendendo prioritariamente hospitais, clínicas, condomínios e comércio. Desde a última sexta-feira (3) a Companhia começou também a atender as comunidades que não têm reservatório, distribuindo água diretamente aos moradores. Nesta terça-feira, o caminhão estará no Cras Norte, no Bairro Carolina, e na área verde dos Altos da Lorenzi. Desde o último domingo (5), o caminhão distribuiu água nos bairros Lorenzi, Renascença, Urlândia, Salgado Filho e Passo das Tropas.
Como solicitar abastecimento
Para solicitar o abastecimento por caminhão-pipa, os consimidores devem utilizar os canais digitais da Corsan:
- app Corsan, disponível na Apple Store ou Google Play
- através do site, na Unidade de Atendimento Virtual
- ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644
Uso responsável
A Corsan recomenda à população que faça uso consciente da água, sem desperdício, e utilize apenas para tarefas prioritárias.

Leia também: