região

Pastores querem ampliar o horário de funcionamento das igrejas durante pandemia

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Câmara de Vereadores de Cruz Alta
Na sede do Legislativo, representantes de instituições religiosas pedem para encerrar os cultos até as 22h. Atualmente, o limite é até às 19h

O horário de funcionamento dos templos evangélicos em Cruz Alta tem causado divergências entre o poder público e os pastores. No entendimento de um grupo de religiosos, os locais devem funcionar até, pelo menos, às 22h. Pelo que está estabelecido pela prefeitura até o momento, as igrejas, assim como outras atividades considerados não essenciais, podem funcionar apenas das 7h às 19h.

Conforme o pastor Alex Santos, da Assembleia de Deus, o horário prejudica o funcionamento dos cultos:

- Os fiéis chegam do trabalho às 18h40min, 18h50min. Não tem como os cultos terminarem até 19h. Esse é o horário de começar.

Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, o período entre 7h e 19h é considerado "um bom horário". No entanto, o setor esclarece que o Executivo está aberto a reavaliar as determinações dos decretos municipais que dizem respeito à prevenção ao novo coronavírus. Em outros aspectos, como capacidade máxima de público e regras de higiene das igrejas, o município segue o que foi determinado pelos decretos estaduais.

Pesquisa aponta que 56,1% dos santa-marienses só saem às ruas para atividades essenciais

APOIO
Na última terça-feira, um grupo de quatro pastores, entre os quais estava Santos, foi à Câmara de Vereadores para explicar a situação. Eles relataram, na oportunidade, que um pastor da cidade teria sido vítima de abuso de autoridade por parte de fiscais da prefeitura, que teriam ordenado que ele acabasse o culto, e falassem para os frequentadores se retirarem da igreja.

Leia outras notícias sobre Cruz Alta

Questionado pelo Diário, o Executivo esclareceu, por meio da assessoria de imprensa, que, nesse episódio, havia mais pessoas do que a quantidade permitida. Ainda conforme a assessoria, a situação foi resolvida sem sobressaltos.

Presidente do Legislativo, Paulo Moraes se manifestou favorável à causa dos pastores:

- Buscaremos a solução junto ao jurídico do Poder Executivo para que os cultos possam ser realizadas até as 22h. Vamos tentar a flexibilização.

De acordo com o pastor Santos, no início da próxima semana, o grupo vai tentar se reunir com o prefeito da cidade, Vilson Roberto Bastos dos Santos (PT) para tentar a mudança de horário.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Trio é preso por tráfico de drogas em Cruz Alta

Próximo

Começa a distribuição de 1,2 mil kits de alimentos em Cruz Alta

cruz alta