Foto: Djovana Souza (Divulgação)
A Superintendência Regional da Corsan garantiu a realização de obras em Cruz Alta, num investimento que totaliza R$ 8,4 milhões, com o objetivo de elevar o percentual de tratamento de esgoto na cidade para 38%. As obras estão sendo realizadas com recursos do Fundo de Gestão Compartilhada, criado em 2010, quando foi assinado o contrato entre o município e a Companhia.
URI-Santiago abre inscrições para 5 vagas para professores de Educação Básica
Além disso, a Corsan garantiu, em reunião com o prefeito Vilson Roberto dos Santos (PT), os investimentos que estão sendo feitos no georreferenciamento e na construção de uma subestação de energia própria, o que impedirá falta de água quando faltar energia elétrica na cidade, em decorrência da demora no retorno de funcionamento da bomba de recalque do Lajeado da Cruz.
A prefeitura cobrou do superintendente regional, João Batista Corin da Rosa, melhorias de parte da estatal, principalmente na recomposição de asfalto. A Corsan, por sua vez, se comprometeu em concluir os trechos em aberto por causa de obras e refazer áreas em que o serviço não tenha ficado em bom estado.
- Está previsto em contato com as empresas estas melhorias. Poderemos, inclusive, colocar duas equipes para isso - garantiu Corin.
Santiago terá cursos a distância do Instituto Federal Farroupilha
Foi acertado que, no término de cada obra, fiscais da prefeitura e da Corsan visitarão os locais para verificar se algo terá de ser refeito. Há obras de redes coletoras nos bairros Lizabel, Brenner e São Miguel. A prefeitura já havia encaminhado cronograma sobre o asfaltamento da Rua Duque de Caxias, onde ocorrerão ligações de rede de água. Nesse caso, antes da camada asfáltica, serão feitas as ligações. Em julho, a Corsan foi notificada pela prefeitura para antecipar intervenções que serão feitas.