cruz alta

Hospital de Caridade São Vicente de Paulo completa 100 anos

18.398

Fotos: HSVPCA (Divulgação)

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSVPCA), de Cruz Alta, celebrou na última semana 100 anos. A instituição é referência para mais de 76 municípios da região e cerca de 80% dos atendimentos são via Sistema Único de Saúde (SUS).

Prefeitura de Dilermando de Aguiar seleciona estagiários

Fundado em 9 de fevereiro de 1921 com o apoio de um dos seus idealizadores, o Doutor Gabriel Álvaro de Miranda, a ideia já estava sendo semeada desde 1918, quando oito médicos começaram a atender pacientes em uma casa na Praça São Jacó, chamada de enfermaria São Vicente de Paulo (foto ao lado). Atualmente, a instituição é referência em alta e média complexidade nas especialidades de neurologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, oncologia, nefrologia e recentemente em cirurgia bariátrica, além de atendimento a pacientes suspeitos ou com o diagnóstico confirmado de Covid-19.

MODERNIZAÇÃO
Em 2019, o HSVPCA passou por uma reestruturação administrativa e operacional, que concluiu a reforma do Pronto Atendimento (PA) de Urgência e Emergência 24 horas. Recentemente, o setor de imagens do HSVP recebeu novos equipamentos, como aparelho tomógrafo computadorizado de 64 canais; ultrassom; mamógrafo; carro para transporte de materiais; garrote pneumático eletrônico; aparelho de anestesia com monitor; monitor multiparâmetros; aparelho de radiodiagnóstico e aparelho de Raio X móvel.

Hoje, a instituição conta com mais de 500 colaboradores e mais de 100 médicos em seu corpo clínico. A estrutura atual da instituição está dividida em 152 leitos de internação, sendo 30 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Santa Maria registra o 226º óbito associados à Covid-19

ABRACE O SÃO VICENTE
Com a defasagem da tabela do SUS e a falta de incentivos financeiros, o HSVPCA lançou em 2015 a campanha Abrace o São Vicente, com o intuito de buscar alternativas para a manutenção da instituição. No mesmo ano, foi sancionada uma lei municipal que instituiu o programa Troco Solidário. Com essas iniciativas, os valores arrecadados ajudam a comprar alimentos e realizar reformas.

Neste ano, a campanha pretende construir o Ambulatório de Especialidades, com a previsão de conclusão das obras para o primeiro semestre de 2021. Além deste projeto, também está previsto para este ano a inauguração das novas dependências do serviço de imagens, assim como outras ações para marcar a passagem do centenário da instituição.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Domingo tem live de lançamento da 70ª Romaria de Fátima

Próximo

Feirão de empregos acontece neste sábado, em Cruz Alta

cruz alta