O resultado da dedicação a um trabalho sério, comprometido, feito com muito esforço e recomeços é sempre o reconhecimento. E assim tem sido para a profissional Eliane Alves, 42 anos, que está à frente do Atelier Eliane Alves, em Santa Maria, e foi agraciada com o prêmio Tesoura de Ouro Edição Rio Grande do Sul 2021. A premiação é feita anualmente a profissionais que se destacam na área da beleza em vários segmentos. A entrega ocorreu no Hotel Sky Palace, em Gramado, em novembro.
A profissional, que tem mais de 20 anos de atuação na área da beleza, afirma que a conquista desse prêmio aumenta a responsabilidade em garantir um atendimento de qualidade a suas clientes.
- Antes, eu até pensava que conquistar algo assim fosse inalcançável para mim. Nem me passava pela cabeça. E, quando fui indicada, senti um frio na barriga, mas não me assustei. Penso que esse prêmio vem coroar tudo que passei até agora, o esforço, a história cheia de altos e baixos, de tudo que sempre busquei, pois sei que nada vem de graça. É legal, é bacana é muito gratificante. Mas, também, aumenta a minha responsabilidade em buscar conhecimento e oferecer o que há de melhor para as minhas clientes sem deixar a humildade de lado - considera Eliane.
A trajetória da profissional já conta com outros reconhecimentos anteriores, como a conquista do Prêmio Personalidade Feminina de Santa Maria nos anos de 2016 e 2017, Destaque Mulher Empreendedora recebido na Feisma 2019, troféu Empresa Destaque 2017 promovido pela Cacism, além da indicação ao Prêmio Ancec, realizado pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação, nos anos 2018 e 2019, umas das maiores referências nacionais em prestação de serviços.

Profissional (ao centro) recebeu o prêmio em Gramado, em novembro
20 ANOS DE ATUAÇÃO
Eliane Alves é natural de Panambi, município da região Norte do Estado. No entanto, foi na cidade de Fortaleza dos Valos que iniciou sua carreira no setor de beleza como manicure, no ano 2000. Apesar de o seu foco ser embelezamento de unhas, as clientes sempre pediam para um ajuste no cabelo, emparelhar as pontas e até uma coloração. Isso fez com ela buscasse capacitação na área, mesmo com dificuldades.
- Todo começo não é fácil. Lembro que o meu primeiro secador de cabelos, foi a minha tia quem me deu. Era caro e eu não tinha condições. Depois, quando fui fazer um curso de sobrancelha, em Porto Alegre, não tinha condições de pagar um hotel e consegui, através de uma amiga, hospedagem em uma pensão do deputado Giovani Cherini, sem custo - lembra Eliane.
O atendimento era feito a domicílio. Em um ano, ela contava com 37 clientes fixas. A prosperidade dos negócios fez com que ela apostasse no seu primeiro salão.
- O trabalho estava deslanchando, no entanto, eu ainda não tinha dinheiro suficiente. Um tio me emprestou um cheque e eu comprei o equipamento de um salão que fechou na cidade. Foi o pontapé inicial, em 2003 - conta a profissional.
Mais tarde, em 2010, ela veio para Santa Maria, trabalhar em um salão de beleza. Passou por alguns espaços da cidade até que, em 2012, abriu seu próprio ambiente, contando com uma equipe de oito colaboradoras.
Dois anos mais tarde, ela precisou recomeçar, já que o fim de um relacionamento acabou deixando-a sem o seu salão.
- Deus foi meu refúgio, minha fortaleza, meu guia. Não foi fácil, mas sou persistente. Tinha dívidas e mesmo assim não desisti. Busquei uma sala comercial e retomei as atividades apenas com uma cadeira e um espelho. Trazia comigo alguns materiais e o mais importante: o conhecimento. Além disso, a partir dessa retomada, nasceu um novo modelo de negócio (de serviços de beleza em salas comerciais) e, também, para mostrar o quanto pode se reduzir custos de uma atividade - explana a cabeleireira.
PARA O FUTURO
Fortalecer sua marca, crescer, ampliar os negócios e compartilhar conhecimento está no planejamento da profissional que mantem o Atelier Eliane Alves no Centro de Santa Maria. O foco do seu trabalho é voltado para cortes femininos, mechas, tratamentos e correções.
A empreendedora tem planos, que foram abreviados por causa da pandemia, de abrir uma escola de capacitação na área da beleza, formando profissionais e oportunizando entrada no mercado de trabalho. Além disso, quer expandir sua atuação com abertura de salões em outras regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Atelier Eliane Alves
Endereço - Alberto Pasqualini, 111, sala 1201
Telefone - (55) 99169-3838
Instagram - @elianealves.oficial
Facebook - @atelierelianealves