título


Os eleitores venezuelanos aprovaram, em referendo neste domingo (3), a transformação do território de Essequibo em um estado da Venezuela. A região pertence oficialmente à Guiana desde 1899, mas é reivindicada pela nação vizinha. O general de Cavalaria Sérgio Etchegoyen, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Temer, esteve ao vivo no programa F5, da Rádio CDN, para 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano, 10,5 milhões de eleitores participaram do referendo, dos quais 95,93% aceitaram incorporar oficialmente Essequibo ao mapa do país e conceder cidadania e documento de identidade aos mais de 120 mil guianenses que vivem no território. Apenas 4,07% discordaram da proposta.


— Foi uma grande jornada eleitoral histórica de consulta, que coroa uma vitória esplendorosa com cinco respostas contundentes do povo nobre que reafirma que a Guiana Essequiba é da Venezuela. Sim pela paz, sim pelo respeito à soberania, sim ao diálogo, sim à nossa luta histórica e sim à pátria independente — escreveu o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em suas redes sociais.



*com informações da Agência Brasil


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira o cronograma da Unidade Móvel de Saúde para o mês de dezembro Anterior

Confira o cronograma da Unidade Móvel de Saúde para o mês de dezembro

Prefeitura publica edital de licitação para construção do memorial às vítimas da Kiss Próximo

Prefeitura publica edital de licitação para construção do memorial às vítimas da Kiss

Notícias