VÍDEO: Xuxa e Zé Gotinha se unem para divulgar a campanha de vacinação do Ministério da Saúde


Nesta quinta-feira (17), Xuxa Meneghel, a rainha dos baixinhos, se uniu ao Zé Gotinha para, juntos, divulgarem a Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde. 


No filme da campanha que já circula em redes sociais e na televisão aberta, a apresentadora reativa a sua nave e seu figurino emblemático para acompanhar o mascote pelo país na missão de convocar os pais e responsáveis para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.


Apesar de vários comentários publicados em redes sociais questionarem a escolha de Xuxa para estrelar a campanha, o público-alvo a ser alcançado pela estratégia é exatamente aqueles que foram “baixinhos” e “baixinhas” entre 1980 e 1990, já que muitos dos pais e responsáveis fazem parte da geração que acompanhou a carreira da apresentadora.


Em sua conta na rede social X (antigo twitter), o governo federal avisa aos pais que a Xuxa tem um recado para eles, reforçando que a ação busca estabelecer um diálogo com o objetivo de promover a eliminação, o controle e a prevenção das doenças imunopreveníveis, assim como a morbidade e mortalidade a elas associadas.

Em sua rede social, governo federal avisa aos pais e resposáveis sobre o recado de XuxaFoto: Reprodução/Redes Sociais


Embaixadora do Movimento Nacional pela Vacinação, a rainha dos baixinhos participou voluntariamente de todo o material da campanha. Junno Andrade, esposo de Xuxa, compôs o jingle e também cedeu os direitos autorais da música.


Xuxa também convoca crianças e adolescentes para se vacinarem Foto: Reprodução/Redes Sociais


Paulo Pimenta (PT), ministro da Secretaria de Comunicação Social, explica que a campanha de 2023 estreia uma nova estratégia, com um formato pensado para cada estado. 


— Num país continental como o Brasil, é preciso que a comunicação de governo esteja articulada com a diversidade cultural, econômica e social das várias regiões para comunicar melhor e ser mais eficaz. Há, também, peças voltadas para redes sociais, outdoor e mobiliário urbano, rádio e televisão — explica Pimenta.


Essa estratégia, chamada de microplanejamento, também se estende ao calendário da multivacinação, com datas diferentes para cada estado. No Rio Grande do Sul, o calendário prevê a vacinação entre 14 a 28 de outubro, tendo o dia 21 de novembro como o Dia D.


Período de retrocesso

Neste ano, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou dados que apontam que o planeta vive o maior retrocesso contínuo na imunização infantil em 30 anos. Conforme o relatório Situação Mundial da Infância 2023, uma em cada cinco crianças em todo o mundo não recebeu nenhuma vacina ou não completou o esquema de doses necessário para ficar completamente imunizada contra doenças passíveis de prevenção.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Notificações de zika vírus aumentam no país em relação a 2022 Anterior

Notificações de zika vírus aumentam no país em relação a 2022

Na presença de autoridades, Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo lança sistema de cirurgia robótica em Santa Maria Próximo

Na presença de autoridades, Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo lança sistema de cirurgia robótica em Santa Maria

Saúde